Roma, Piazza Navona, número 14. Nesta terça-feira (16), este foi o cenário dos debates e das tratativas para reforçar os laços comerciais e culturais entre Rio Grande do Sul e Itália. O endereço, localizado na principal praça barroca da capital italiana, é a casa da Embaixada do Brasil no país europeu. O grupo, formado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito (PP), pelo governador gaúcho, Eduardo Leite, e por deputados e secretários estaduais, foi recebido pelo embaixador brasileiro, Renato Mosca de Souza.
Na primeira agenda do dia, a comitiva apresentou características e potencialidades do Estado para futuros investimentos nas esferas energética, de aviação e de obras. Integrantes da SACE, agência de fomento às exportações da Itália, participaram da reunião. Na sequência, ocorreram encontros com representantes da agência privada Simest, vinculada ao setor financeiro, e do banco Intesa Sanpaolo.
“A Embaixada do Brasil em Roma abriu suas portas para que o Rio Grande do Sul possa mostrar suas oportunidades de negócios a potenciais investidores italianos. Estamos felizes e confiantes de que bons frutos sairão deste encontro, numa demonstração de força e unidade entre Executivo e Legislativo em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, disse o presidente Brito, ao avaliar o teor das interlocuções.
Projetos nos setores de infraestrutura, saneamento básico, hidrogênio verde, mobilidade, segurança, lazer e em áreas sociais foram elencados por Eduardo Leite, que reforçou uma das principais iniciativas durante explanação aos italianos: a concessão de rodovias, com projeção de investimentos de R$ 10 bilhões.
“As agências de fomento, de desenvolvimento e os bancos italianos têm um portfólio grande de empresas que são clientes e que buscam atuação fora da Itália. É muito importante que posicionemos o Rio Grande do Sul para que os investidores também olhem para nós”, defendeu Leite.
FAO
A série de audiências prosseguiu na FAO, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação. As lideranças gaúchas foram recebidas pela vice-diretora do organismo, Maria Helena Semedo. Em pauta, o projeto da Lagoa Mirim e programas de cooperação para a transformação de sistemas agroalimentares, visando ampliação da produtividade e redução de impactos ambientais e sociais.
O tema da segurança alimentar com produção irrigada sustentável também teve destaque nas colocações entre as partes. A gestão 2024-2025 do Parlamento gaúcho, sob o comando de Adolfo Brito, tem como eixo central o tripé reservação de água, irrigação e piscicultura – RS Sustentável: Cada Gota Conta .
Voos Porto Alegre-Roma e Roma-Porto Alegre
Durante a tarde, pelo horário italiano, reunião com a diretoria da ITA Arways, antiga Alitalia, tratou sobre a criação de um voo direto Porto Alegre-Roma, Roma-Porto Alegre. Antonino Turicchi, presidente da empresa de aviação, e Andrea Benassi, diretor-geral, participaram do ato.
Pietro Caldaroni, relações institucionais da ITA Arways, afirmou que a aérea quer crescer em tráfego com o Brasil e que os dirigentes “estão abertos a conversações para incluir novas rotas a partir de 2025”. A companhia conta com uma frota de 22 aeronaves com potencial de voos continentais.
O chefe do Executivo gaúcho classificou a busca por um voo direto como prioridade de governo. “O Rio Grande está disposto a saber se além do desconto em impostos, a ITA Arways tem alguma demanda extra para que a rota seja concretizada”, reiterou o governador, ao reforçar os canais de diálogo e mencionar o número de voos regionais do Estado – o maior do Brasil.
Missão do Parlamento
A comitiva da Assembleia é formada pelos parlamentares Adolfo Brito (PP), Frederico Antunes (PP), Guilherme Pasin (PP), Silvana Covatti (PP), Professor Claudio Branchieri (PODEMOS), Aloisio Classmann (UNIÃO), Delegada Nadine (PSDB) e Carlos Búrigo (MDB).
*com informações de Juliano Rodrigues/Secom Governo do Estado, Maurício Tonetto/Secom Governo do Estado e de Cristiano Guerra/ALRS
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves