Tendo em vista a necessidade de aprimorar e sistematizar os procedimentos relativos ao controle da exploração de produtos e subprodutos florestais em todo território Nacional foi criado o Sistema Nacional de Controle de Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). Desta forma, a Secretaria de Meio Ambiente de Bento Gonçalves informa que o Município suspendeu temporariamente as atividades de licenciamento florestal.
De acordo com a Instrução Normativa IBAMA Nº 13/2017 é obrigatório o uso do Sinaflor para o licenciamento de serviços florestais, a partir de 2 de maio de 2018. Através do ofício nº 326/2018/DBFLO-IBAMA, o prazo para implementação foi prorrogado para 17 de setembro deste ano. “Porém, no momento, o sistema encontra-se inoperante, uma vez que os municípios gaúchos não conseguem acessá-lo”, explica a secretária-adjunta da pasta, Paula Camerini.
O setor de Licenciamento Ambiental tem participado de reuniões cuja finalidade é solucionar esta inacessibilidade. “Consideramos de urgência a solução dessa questão para controle e ordenamento florestal do Município. Orientamos que, até a mudança do cenário acima relatado, não protocolem processos relacionados ao licenciamento florestal”, reitera Paula.
Casos urgentes, que representem risco iminente para pessoas ou bens, poderão ser protocolados e serão licenciados fora do Sinaflor.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal