Nesta sexta-feira, 19, ocorreu a abertura do ano letivo no município com a palestra virtual “Espiritualidade do Educador: cuidando de si e do outro, com amor”, ministrada pelo filósofo, teólogo e músico, Gustavo Balbinot. O momento contou com a presença do prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira, da secretária de Educação, Adriane Zorzi, e do gerente do Sesc, Jacques Fachineli.
Adriane expressou seu sentimento de acolhimento para toda a Rede Municipal de Ensino “de 2020 para cá vivemos sob a condição da pandemia do Coronavírus. E todos nós precisamos nos reinventar para seguir em frente, cuidando de nós, da nossa alma, do nosso corpo, do nosso conhecimento, dos nossos sonhos. Só assim podemos acolher nossos estudantes que precisam de nossa atenção, de nosso empenho e de nosso potencial de oferecer uma educação plena”.
Fachineli refletiu sobre o desafio para o ano de 2021 “é preciso superar juntos. O trabalho do Sesc junto à Prefeitura vem ganhando cada vez mais corpo e incentivo para trilhar mais um ano desafiador. E estamos sempre abertos de colaborar com ações que possibilitem uma melhor vida em comunidade, pois todos nós estamos compartilhando do mesmo espaço”.
O Prefeito ressaltou o comprometimento do município com ensino frente às questões de oferecer um ensino de qualidade: “iniciamos um ano cheio de expectativas: da SMED, das equipes diretivas, dos professores, dos funcionários escolares, dos alunos e dos pais. Nesse sentido, peço atenção e paciência de todos, principalmente na questão do Coronavírus, pois cada semana temos mudanças nos protocolos. Sabemos como é difícil para cada escola se adaptar, mas contamos com o entendimento da maioria para melhor gerir essa crise sanitária. Fico feliz de presenciar essa energia que cada educandário está se colocando para melhor atender seus alunos”.
O palestrante ressaltou que o momento da palestra foi uma vivência, “acima de tudo é uma troca de experiências e o meu sentimento é de gratidão aos nossos educadores, pois eles se desdobram entre tantos desafios, especialmente neste tempo. É preciso reverenciar e apoiar a classe”. Ainda sobre os temas abordados, Balbinot coloca que “o que move um educador é a espiritualidade e os afetos. Em primeiro lugar, é cuidar de si, dar atenção a si. A partir disso pode-se estabelecer que as dimensões do ser humano são complexas e isso se reflete no meu cotidiano, pois tenho uma missão maior de ser um mediador do conhecimento e de vida”.
A palestra virtual “Espiritualidade do Educador: cuidando de si e do outro, com amor”, ministrada pelo filósofo, teólogo e músico, Gustavo Balbinot foi realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação em parceria com o Sesc.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: SMED / Divulgação
Polícia Federal prende 31 candidatos em 10 estados
Diocese de Caxias do Sul prepara a 8ª edição do Encontro de Coroinhas
Desfile Farroupilha mostra valorização das forças de segurança, da cultura e do orgulho gaúcho e enaltece quem atuou na enchente