A Prefeitura de Bento Gonçalves disponibiliza ao cidadão uma linha direta para atendimento, de forma gratuita: é o 0800.979.6866. Trata-se da Ouvidoria Municipal, ligada à Secretaria de Administração. O espaço é destinado ao cidadão que necessite realizar denúncias, reclamações, solicitações e até mesmo sugestões ou elogios.
O atendimento pode ser feito também presencialmente ou online, o que mais tem ocorrido nos últimos tempos. O espaço da ouvidoria recebe uma média de 300 ocorrências por semana, sendo que, ao mês, são em torno de 1.200. Em janeiro foram realizados 1152 atendimentos. Outra forma de atendimento é através do whatsapp, pelo fone (54) 3055.7142.
A Secretária-adjunta de Administração e Ouvidora Geral do Município, Larissa dos Santos, destaca a importância do espaço para o cidadão. “Nós queríamos proporcionar um espaço mais qualificado e organizado para o munícipe, mesmo sendo a maior demanda por telefone e web. As pessoas aderiram muito a esse atendimento. Depois da lei de acesso à informação, os cidadãos estão contatando direto pela web. É possível solicitar e acompanhar o protocolo quando não é denúncia anônima. Nesse sistema online a pessoa se sente mais à vontade”, afirma.
Transparência nos serviços
Todos os procedimentos via Ouvidoria são baseados na LEI Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública. “A ouvidoria proporciona para o gestor público a possibilidade de avaliar os serviços de todas as secretarias, além de buscar excelência na oferta dos mesmos, e entregar ao Prefeito um relatório condizente e à altura do que ele precisa saber de cada um deles. É uma ferramenta de gestão que proporciona ao gestor municipal medir como está o desempenho de cada secretaria. Salientamos que é um serviço aberto para o público em geral”, reitera.
Página da ouvidoria
http://0800.bentogoncalves.rs.gov.br/registra/manifestacao
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Rodrigo De Marco / Prefeitura de Bento Gonçalves / Divulgação
Campanha do Agasalho irá auxiliar no encaminhamento ao mercado de trabalho
Os 50 anos do Sindilojas em uma exposição itinerante
Empresas terão um ano para adequação à Norma sobre riscos psicossociais no ambiente de trabalho