O diretor do Clube Esportivo Bento Gonçalves, Rafael Forace, está no Catar acompanhando a Copa do Mundo de 2022.
Ele conta que também acompanhou presencialmente os jogos da copa de 2014, no Brasil e a de 2018, na Rússia. Desde então, Rafael se programou para ir ao Catar, onde acompanhou algumas partidas da primeira fase.
A Rádio Difusora realizou uma entrevista com Rafael, que falou um pouco sobre a experiência e a visão do país, bem como a opinião sobre o futebol apresentado.
1) Como vê a realidade do país?
Vemos um público diferente aqui na Copa do Mundo do Catar. Muitos torcedores do sudeste asiático engrossaram a torcida brasileira, pois são apaixonados pelo nosso país. A seleção brasileira tem torcedores a nível mundial. Tem pessoas de fora que vieram até o país somente para torcer pela nossa seleção. Em relação ao país, a escolha do Catar foi rodeada de polêmicas, visto as acusações de corrupção, dentre outras questões culturais. Por outro lado, o Catar possibilita com que torcedores de países do mundo árabe, que tem essa oportunidade de acompanhar em loco e viver o futebol na sua essência. Torcedores de países como Bangladesh, Paquistão, dentre outros, compareceram em peso à Copa do Mundo, Ìndia e Arábia Saudita
2) Como vê o futebol praticado na Copa?
Como está sendo um período após a temporada européia, destaco bastante o ritmo de jogo das equipes, que aliado as cinco substituições, é um fator que aumenta o nível físico dos jogos. O nível da primeira fase foi superior a das últimas copas do mundo. Percebo uma evolução muito grande de seleções com menor expressão, se comparada a outras copas.
3) Como é a experiência de vivenciar uma Copa do Mundo?
Uma experiência única a qual recomendo para todos os amantes do futebol, pois é diferente em relação a quem está acostumado a acompanhar os seus clubes. A Copa do Mundo é diferente de tudo. Pois vai muito além do futebol, é uma confraternização de povos, países e raças. Isso tudo somado ao futebol.
4) Como a experiência agrega enquanto diretor do Esportivo?
É extremamente benéfico. Aqui há empresários, atletas, dirigentes de todos os locais, de clubes e seleções de diferentes tamanhos no cenário do futebol. Então é uma grande oportunidade de estreitar relações e ampliar a nossa rede de contatos.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
PG
Menino de um ano e sete meses, que morreu em Bento, morava junto a outras 12 pessoas em uma pequena casa
Prestação de contas: 146ª Festa de Santo Antônio supera os R$ 700 mil em receitas
Festival de Balonismo acontece até o próximo domingo,15, em Bento