A Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre (DPRPA), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), a Operação Illuminati com objetivo de combate aos crimes de roubo, furto e clonagem de veículos. Uma associação criminosa de ampla atuação no Estado foi desarticulada. Foram presas 35 pessoas e apreendidas seis armas de fogo, 2,5kg de drogas, seis veículos clonados, munição e dinheiro, além de grande quantidade de documentos de veículos, apetrechos para clonagem e objetos de vítimas dos roubos.
Segundo o delegado Juliano Ferreira, de cinco a oito carros eram roubados e clonados por dia pelo grupo, que funcionava como uma verdadeira empresa. Uma mulher de 34 anos, presa durante a ação, seria responsável por coordenar os clonadores. “Ela tem vasto conhecimento técnico e prático sobre clonagem de carros e coordenava a agenda de entrada e saída dos veículos”, disse o delegado. Segundo ele, os carros eram escolhidos previamente por tratar-se geralmente de encomenda.
Conforme o delegado, as investigações iniciaram no final de 2014, quando um integrante do grupo foi preso em flagrante. Desde então, veio sendo apurado o profissionalismo dos suspeitos e a participação definida de cada um no esquema. Dentre os presos, estão o proprietário de um ferro velho, um despachante e um conhecido traficante internacional de Jaguarão que comprava carros e fornecia armamento para os criminosos.
Cerca de 250 policiais do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) participaram do cumprimento de mais de 100 mandados judiciais. A ação foi desencadeada nas cidades de Viamão, Alvorada, Gravataí, Butiá, Jaguarão e Santa Maria. Após os procedimentos legais, os presos serão encaminhados ao sistema prisional.
Fonte: Polícia Civil
Governo Federal autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições 2024
Homem morre em acidente de trânsito na ERS-128, em Teutônia
Adolescente morre em acidente com moto no interior de Carlos Barbosa