O novo mapa turístico do Rio Grande do Sul foi divulgado pelo Conselho Estadual de Turismo – Conetur, em uma assembleia realizada em Porto Alegre. O Rio Grande do Sul passa a ter 381 municípios presentes no mapa, distribuídos em 27 regiões turísticas pelo Estado.
O Mapa do Turismo Brasileiro reúne municípios com potencial e vocação turística semelhantes e que compartilham o território. Este instrumento tem como objetivo potencializar o desenvolvimento das atividades turísticas no cenário brasileiro, auxiliando o Governo Federal a estruturar e administrar políticas públicas, bem como definir prioridades e verbas.
Durante o ano de 2021, a Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho, desenvolveu, em conjunto com os conselheiros municipais de turismo, os planos de ação do COMTUR de cada município associado, visando o desenvolvimento sustentável e contínuo do turismo regional.
Após, a entidade coordenou o processo de solicitação e organização das documentações necessárias de todos os municípios e também o lançamento dos referidos na plataforma SISMapa, do Ministério do Turismo. Após a homologação, os registros foram encaminhados para a validação do Ministério do Turismo.
Dessa forma, a Região Uva e Vinho apresentou um crescimento em relação ao mapa do turismo brasileiro anterior, com a inclusão de Casca, Fagundes Varela, São Vendelino e União da Serra, além do retorno de Caxias do Sul.
Beatriz Paulus, diretora executiva da Atuaserra, reforça que o crescimento da região turística no mapa é “Uma evidência da consolidação dos municípios da Região Uva e Vinho como destino turístico referência no Estado”.
Fundada em 25 de outubro de 1985, a Entidade tem como missão, promover o desenvolvimento do turismo sustentável na Região Uva e Vinho através da articulação dos municípios, integração dos atores sociais e aporte de conhecimentos, buscando a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.
Fonte: Sene Comunicação
Foto: Divulgação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves