No que depender dos esforços da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, cuidar da saúde masculina logo deixará de ser um tabu para virar rotina entre os homens de todas as idades. O otimismo tem o reforço dos números positivos alcançados pela campanha ‘Novembro Azul’: mais de 33 mil pessoas foram envolvidas nas sensibilizações sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata e adoção de hábitos de vida mais saudáveis.
Para atingir a comunidade, diversas atividades foram desenvolvidas ao longo do mês. A programação contou com palestras e orientações em várias empresas, encontros que tiveram como principal objetivo colocar os cuidados com a saúde acima de qualquer resistência cultural ainda existente. Atualmente, um dos meios mais eficazes de diagnóstico é o exame de toque retal – indicado a partir dos 45 anos –, que, muitas vezes por preconceito ou desinformação, acaba sendo ignorado, contribuindo para que a doença avance. De acordo com o Inca, o Brasil deve encerrar 2016 com a marca de 61.200 novos casos de câncer de próstata – a maioria, em homens acima de 65 anos. A incidência no Sul é alarmante: são 95 registros a cada 100 mil habitantes, muito acima da média nacional, que é de 61,82/100 mil.
O momento mais simbólico do Novembro Azul foi a terceira edição da “Caminhada dos Homens”, realizada no último dia 23, na Via del Vino. A mobilização reuniu cerca de 65 participantes, entre lideranças locais, empresários e formadores de opinião, que utilizaram camisetas temáticas e, com o gesto, contribuíram para difundir a principal mensagem da campanha: “Cuidar da saúde também é coisa de homem”. Esse engajamento permite à Liga afirmar que o trabalho de conscientização desempenhado na cidade está evoluindo de forma significativa a cada ano. “Já avançamos muito no sentido de desmistificar algumas questões relacionadas ao câncer de próstata. Entretanto, os números mostram que, mesmo com toda mobilização, ainda temos muito trabalho pela frente. A sociedade bento-gonçalvense sabe que se trata de um tema muito importante e tem se envolvido nessa campanha de forma exemplar”, destaca a presidente da entidade, Maria Lúcia Gava Severa.
Fonte: Exata Comunicação
MPRS promove encontro para debater saúde mental na escola com entidades parceiras em Caxias do Sul
Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil
5ª Jornada de Fisioterapia Hospitalar do Tacchini reúne mais de 100 profissionais