Dos povos nativos aos migrantes nacionais e internacionais, livro é inédito ao sintetizar os aspectos históricos e culturais da construção regional com linguagem acessível e didática. Publicação será distribuída gratuitamente em escolas
Comprometida com o registro histórico dos fatos, elementos, povos e movimentos que formam a cultura rio-grandense, a Universidade de Caxias do Sul lança nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 18h, no Centro de Convivência do Campus-Sede, a obra Serra Gaúcha: Etnias e Diversidade. Com olhares sobre o processo histórico regional, o livro contribui para a importante reflexão sobre a diversidade que levou e ainda leva à construção de um patrimônio humano comum, partilhado e entrelaçado. As diferentes formas de ser, viver e conviver dão sentido aos dias atuais e permitem melhor compreendê-los.
Com textos assinados por 19 autores e ilustradas com cerca de 100 imagens, as páginas mesclam aspectos históricos e culturais convidando o leitor a pensar nos múltiplos encontros e processos socioculturais específicos dos grupos étnicos e suas relações. O panorama das etnias que se desenvolveram e imprimiram marcas na paisagem cultural do território que constitui a Serra Gaúcha inclui indígenas, negros, portugueses, italianos, alemães, poloneses, suíço-valesanos, britânicos, franceses, espanhóis, sírios, libaneses, húngaros, senegaleses e os demais imigrantes e migrantes contemporâneos. Compondo uma visão de conjunto, o conteúdo torna-se material didático de apoio aos professores, introdutório ao tema e com linguagem acessível. A publicação será distribuída a escolas de Caxias do Sul e região e também estará disponível no formato de e-book para download gratuito.
Com organização do reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, da pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, do diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) da Universidade, Anthony Beux Tessari, e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em História, Roberto Radünz, a publicação é da Editora da UCS, com patrocínio da Móveis Florense. “O livro foi feito a muitas mãos, o que é coerente com a diversidade cultural abordada. A Universidade de Caxias do Sul reuniu pesquisadores com saberes consolidados para tratar de um conjunto de etnias que povoaram e embelezaram o mosaico cultural da Serra Gaúcha. O objetivo é oferecer muitas possibilidades para pensar e compreender nosso contexto contemporâneo e regional”, sintetiza o reitor.
Sesquicentenário da Imigração Italiana
O compromisso da Universidade de Caxias do Sul com a valorização da herança cultural dos povos formadores da região resulta em diferentes iniciativas, como a dedicação à celebração dos 150 anos da chegada dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul, que serão completados em maio de 2025. Até lá, e na presidência da comissão executiva das comemorações no âmbito caxiense, além de integrar a comissão oficial do governo estadual dedicada aos festejos, a instituição movimenta diferentes projetos. Entre as novidades editoriais está o Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS – saiba mais.
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS