Esta terça-feira, dia 13, no Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação, foi realizado o painel “O Futuro das Universidades Públicas e Institutos Federais no Brasil”. O evento ocorreu no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e debateu sobre o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se) e os desafios pelo qual passa a educação pública brasileira.
O bloqueio do Ministério da Educação de 30% do orçamento, que atinge principalmente as instituições federais, além da contratação de uma Organização Social para a gestão das atividades de ensino, pesquisa e inovação – tirando a autonomia dos reitores – são outros itens discutidos.
Na última semana Universidades Federais e Institutos relataram que estão ameaçados de continuidade de suas ações em virtude de um cenário ainda de incertezas, especialmente financeiro.
Participaram do debate a reitora da UFCSPA, Lúcia Campos Pellanda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, a vice presidente do Cpers/Sindicato, Solange Carvalho, entre outros dirigentes.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Mulher é morta a facadas após registrar boletim de ocorrência contra companheiro em Imbé
Confira o que fazer para regularizar o título de eleitor
Estelionatário foragido da Justiça é capturado no interior de Caxias do Sul