Município alcança a marca de 27 agroindústrias cadastradas no Selo Sabor de Bento

Bento Gonçalves chega a marca de 27 agroindústrias cadastradas no programa Selo Sabor de Bento. Nesta quinta-feira, 29, o prefeito Guilherme Pasin, acompanhado do secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, entregou o certificado de adesão ao projeto às agroindústrias familiares Doces Gabbardo e Nossa Horta.

A agroindústria Nossa Horta, de Daniela e Márcio Mezadri, se dedica ao cultivo de aipim e irá revendê-lo de forma congelada. Já a Doces Gabbardo, Paulo Luis e Noêmia Gabbardo, produz geleias e doces de frutas cristalizadas, como figadas e uvadas.

“Começamos informalmente, vendendo apenas para conhecidos. Com o Selo a gente pretende agregar mais valor aos produtos. Vamos ter uma segunda alternativa além das parreiras. O pessoal da Emater e Agricultura nos incentivaram bastante”, conta Márcio.

Para Paulo Gabbardo, a ideia de começar a produzir as geleias foi uma forma de aproveitar as frutas que antes eram desperdiçadas. “Nós começamos a aproveitar todas as nossas frutas, pois elas estavam caindo e perdíamos quase tudo. Aí veio a ideia de fazer, aproveitando as frutas que tinhamos em casa. O Selo para nós é uma marca do nosso produto de Bento. Esse selo vai nos ajudar, vamos vender mais, é algo muito importante. É um sonho realizado para nós, e graças a Deus conseguimos”, comemora.

Nesta semana, o Selo Sabor de Bento – projeto que visa agregar valor aos produtos e estimular o consumo por meio da certificação de qualidade – foi reconhecido no Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae.

O prefeito Guilherme Pasin, ressaltou que a premiação vem ao encontro da consolidação do programa no Município. “O Selo Sabor de Bento não envolve somente a certificação da agroindústria, mas é a valorização do trabalho do nosso agricultor e respeito ao consumidor, que recebe alimentos de qualidade na sua mesa”.

O Selo Sabor de Bento é resultado de uma parceria entre as secretarias de Turismo e de Desenvolvimento da Agricultura, com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica (Emater) e Vigilância Sanitária.

Também participaram do ato, o subprefeito interino de Tuiuty, Rudinei Hiessler, os coordenadores do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), Cristiano Selbach, representantes da Vigilância Sanitária, Vinicius Ornelas Rosa e da Emater-RS/Ascar, Neiton Peruffo.

 

Fonte: Prefeitura de Bento

error: Conteúdo Protegido