Os feitos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), nestes 50 anos de história, foram evidenciados na noite desta quarta-feira, 20, durante solenidade oficial ocorrida na Câmara Municipal de Bento Gonçalves, que concedeu à entidade tradicionalista a Portaria de Louvor e Agradecimento, proposta pelo vereador Valdecir Rubbo (PTB) e subscrita por todos os parlamentares da Casa. A honraria entregue ao presidente do MTG Nairioli Antunes Callegaro foi recebida com orgulho por representantes de Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) do município e tradicionalistas da região.
Na ocasião foi confirmada a realização da 67ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho, pelo segundo ano consecutivo, no município. Em janeiro de 2017, Bento Gonçalves será novamente a casa do maior e mais importante encontro do MTG.
A Portaria de Louvor e Agradecimento consta na Resolução nº 180/2016, aprovada por unanimidade na sessão plenária do dia 6 de junho deste ano. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Marcio Pilotti (PSDB) e contou com a presença de representantes dos CTG’s, do MTG e da 11ª Região Tradicionalista.
A história da entidade remonta a 28 de outubro de 1966, quando o então movimento nativista existente no Rio Grande do Sul foi oficializado sob a bandeira do MTG. Hoje, a instituição congrega quase 1.700 entidades e perto de 1 milhão de associados, além de contar, no país, com oito federações e uma Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha e, no exterior, com 20 núcleos e uma confederação internacional que reúne Brasil, Argentina e Uruguai na mesma ideia de preservação da cultura gaúcha.
Confira imagens da Sessão Solene de entrega da Portaria de Louvor e Agradecimento ao MTG:
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS