Nesta terça-feira, 30, quatro estabelecimentos foram fiscalizados e autuados durante operação da Força-Tarefa Segurança Alimentar no município de Garibaldi. No total, foram recolhidas cerca de duas toneladas de alimentos impróprios ao consumo.
Os estabelecimentos vistoriados e autuados foram o Mercado Ortafruti, o Supermercado Apollo, o Supermercado São Lucas e Supermercado Cairú.
O Mercado Ortafruti teve o depósito interditado por presença de roedores mortos e fezes de roedores espalhados pelo chão, sujeira e desorganização dos produtos. Também havia alimentos vencidos e mofados. O depósito do Supermercado Apollo também foi interditado.
No Supermercado São Lucas foram registrados problemas como carnes sem procedência, mal armazenadas e vencidas. Diversos produtos fora da temperatura (como presuntos) ou do prazo de validade, muitos deles deteriorados e até mofados.
No Supermercado Cairú também foram identificados alguns problemas com conservação e data de validade dos alimentos.
Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO – Segurança Alimentar), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o promotor substituto da Promotoria de Justiça de Garibaldi, Élcio Meneses, representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Garibaldi, da Vigilância Sanitária Estadual e da Secretaria Estadual de Agricultura.
Nota:
Até a manhã desta quarta-feira, dia 31, apenas o Mercado Ortafruti divulgou nota sobre a ação. Segue:
De acordo com a direção da Ortafruti, o estabelecimento passa por processos de controle de qualidade rotineiros e colocou as instalações à disposição para quem quiser conhecer . O estabelecimento ainda informou que desde a notificação, uma força tarefa foi colocada em prática para colocar em ordem os pontos apresentados.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Ministério Público do RS
Bento Gonçalves recebe viatura para o Corpo de Bombeiros
Comunidade pode destinar o Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e obter desconto na declaração
Criminosos levam pelo menos R$ 100 mil em furto arrombamento a lotérica no São Roque, em Bento