Nesta quinta-feira (21 de novembro de 2024), em sessão solene, nas dependências do Plenário 20 de Setembro da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, o Movimento Negro Raízes recebeu pela 4ª vez a Medalha Zumbi dos Palmares, a maior premiação de referência negra do Estado, por sua atuação social em 2024.
O Movimento Negro Raízes representado foi instituído no ano de 2018 na cidade de Bento Gonçalves, a partir de um episódio de preconceito, envolvendo a filha dos coordenadores, Laura, no ano de 2017, época em que estava com 04 anos de idade, episódio este que ficou conhecido, como a Branca de Neve Negra, e que se tornou a mola propulsora para a instituição do Movimento.
Ainda em 2018, no ano de instituição surgem os primeiros reconhecimentos pela atuação e ações do Movimento.
A Assembleia Legislativa concedeu o primeiro Prêmio Zumbi ao Movimento em 2018 pela atuação Cultural, e sucessivamente em 2019 pela atuação Social e em 2021 novamente pela atuação Cultural.
O Movimento também teve suas ações reconhecidas através de portarias e outorgas de louvor e agradecimento, pelas Câmaras de Vereadores dos municípios de Caxias do Sul em 2018, de Bento
Gonçalves em 2020 e de Carlos Barbosa em 2022.
A coordenadora do Movimento, Solana Corrêa recebeu em 2021 o Prêmio Trajetórias Culturais concedido pela Secretaria de Cultura do Estado, por sua trajetória enquanto ativista Negra.
O Movimento Negro Raízes é reconhecido publicamente também por outras inúmeras ações culturais e sociais, no que tange ao combate efetivo ao racismo, preconceito e intolerância religiosa, com intervenções e ações contundentes contra estas verdadeiras chagas sociais, e valorizando e enaltecendo a Cultura Negra em seus mais diversos segmentos, tanto no município de Bento Gonçalves, bem como em diversos municípios da serra gaúcha.
O Movimento foi convidado pela primeira vez para participar da cerimônia de abertura da ExpoBento 2024, a maior feira multissetorial do Brasil, sediada em Bento Gonçalves.
Também foi convidado para participar como gestor financeiro da campanha nacional de arrecadação para os quilombos do rio grande do Sul, atingidos pelas enchentes recentes, de iniciativa do cantor Chico César juntamente com a CultiNe TV do Rio de Janeiro.
A coordenadora do Movimento, Solana Corrêa foi convidada para participar de filme produzido em Bento Gonçalves, intitulado ‘O último Trem’, sendo a primeira mulher negra a participar de uma produção audiovisual no município.
Ao receber o histórico 4º (quarto) Prêmio Zumbi dos Palmares, esta premiação consolida de forma definitiva a trajetória notável do Movimento Negro Raízes, e o coloca entre as representações Negras mais reconhecidas e respeitadas no Estado do Rio
Grande do Sul.
Porto Alegre RS, 21 de novembro de 2024
Movimento Negro Raizes
Foto: Reprodução
Aprovale realiza avaliação sensorial para Denominação de Origem da safra 2024
Voto Popular do Prêmio Salão Design 2025 entra na reta final
Corsan inicía obras na adutora do bairro Santo Antão, em Bento