Um morador de Bento Gonçalves ingressou na tarde desta sexta-feira, 4, na Câmara Municipal de Vereadores, com o pedido de cassação do mandato do vereador Moacir Camerini (PDT). Trata-se do comerciante Silvanio Waikowski, que baseou-se no Decreto-Lei nº 201/67 – Art 5º, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores e dá outras providências.
O pedido do cidadão leva em conta o Decreto, mas também o relatório final da CPI das Fake News encerrado esta semana e protocolado no Sistema Interno do Legislativo. A entrega da solicitação teve como destinatário à presidência da Casa, através do vereador Rafael Pasqualotto (PP).
Agora o documento será encaminhado ao setor jurídico da Câmara de Vereadores, que seguindo o Regimento Interno, fará uma análise inicial. Após, é possível ser remetido para uma Comissão Permanente ou via Plenário para votação dos 16 parlamentares. O presidente não vota.
A reportagem contatou o advogado Vinícius Boniatti, responsável pela defesa do vereador Moacir Camerini. Ele relatou que irá na segunda-feira assim que for aberto o expediente do Legislativo solicitar as informações do pedido.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Legenda: Na foto, Silvanio Waikowski, que entregou o pedido na Câmara na tarde desta sexta-feira.
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS