Teve início da noite desta quinta-feira (8), em Gramado (RS), a 30ª edição da Feira Internacional de Turismo (Festuris), considerada a mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina. Com o tema “Turismo e Negócios sempre viajam juntos”, o evento espera reunir até domingo 15 mil profissionais da área de turismo, gastronomia e eventos em um espaço de 25 mil metros quadrados.
“Nós herdamos o mais belo e rico país do mundo e por isso precisamos honrá-lo para merecê-lo. Já fizemos reformas importantes – licitação de serviços em parques na nacionais, Prodetur + Turismo, visto eletrônico -, mas precisamos de muito mais. Precisamos de investimento e formação de capital novo. Não há motivo para a falta de emprego no país pelos próximos 50 anos. Nossos parques, marinas e cidades históricas ainda não entraram pra valer em campo. Temos o maior diferencial entre o potencial e o realizado e precisamos olhar isso com atenção para que o turismo realmente ganhe o destaque e importância que merece”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em discurso durante solenidade de abertura da feira.
Segundo a organização do evento, esta será a edição da feira com maior participação internacional. Além do Brasil, países como EUA, Espanha, Portugal, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina e Peru também enviaram representantes para a Festuris. Os participantes poderão acompanhar as programações de espaços como: LGBT, Luxury, MICE Corporativo, Sustentabilidade e Turismo Verde, entre outros. Além disso, são esperados 100 palestrantes e 2.500 marcas de todo o mundo.
“Chegamos à 30ª edição e levo um susto cada vez que penso, porque tudo foi muito rápido. Ficamos orgulhosos pelo legado que deixamos para a nossa cidade, nosso estado e o turismo brasileiro. Mas é para frente que queremos continuar olhando. Sabemos o que o turismo pode fazer pelo destino e sua população e Gramado é um exemplo disso para o Brasil. Por isso, acreditamos que o turismo tem força necessária para liderar esse novo ciclo de crescimento do país”, afirmou Marta Rossi, realizadora do evento.
MTUR – O Ministério do Turismo estará representado na Feira em um estande de 350 m2. No espaço haverá área de atendimento presencial e divulgação de ações ministeriais e dos parceiros ao público participante. Haverá espaço ainda para a promoção de 12 estados brasileiros – Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe. Outro destaque será a divulgação de Parques e Florestas Nacionais e do Sistema Brasileiro de Trilhas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Os visitantes também poderão conferir de perto o Mercado da Agricultura Familiar, uma área destinada à comercialização de produtos da agricultura familiar provenientes de cooperativas de pequenos produtores das mais diversas regiões do Brasil, e a Cozinha Show, idealizado para demonstração de pratos típicos da culinária brasileira com a utilização de ingredientes da agricultura familiar.
PROTOCOLO DE INTENÇÕES – Durante o evento, o Ministério do Turismo e a GramadoTur assinaram o protocolo de intenções que define ações conjuntas para transformar o Brasil em um grande portfólio de locações para a indústria criativa do cinema. As medidas de promoção do segmento nos mercados doméstico e internacional serão preparadas por meio do Grupo Técnico de Trabalho para a Promoção do Turismo Cinematográfico.
Fonte e foto: Ministério do Turismo
Natal nos Vinhedos inicia programação da terceira edição
Dom José Gislon – Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria
Homem morre em confronto com policial militar de folga em Caxias do Sul