Neste dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, um ato que pode salvar vidas. Em Bento Gonçalves existe uma unidade de coleta e transfusão de sangue no Hospital Tacchini, mas o hemocentro que abastece a região da Serra Gaúcha se localiza em Caxias do Sul.
Atualmente a meta de doações de sangue em Bento são atingidas todos os meses, conforme os dados apontados pela unidade do Hospital Tacchini. O município é abastecido com bolsas de sangue do Hemovida de Novo Hamburgo e do Hemocentro de Caxias, essas duas unidades que mantém o estoque do hospital em dia, explica Aline Somensi Manfredini, enfermeira responsável da unidade. “São recebidos 100 doadores por mês e essa meta tem sido atingida sempre, os doadores são fidelizados, os homens doam a cada dois meses e as mulheres três meses, graças a isso não temos problema com o estoque neste ano”, afirma.
A reposição de todo o sangue do Sistema Único de Saúde (SUS) é realizado em Caxias do Sul, e esse e o maior volume de transfusão do hospital, que realiza apenas as reposições de convênio e voluntárias. “A nossa maior dificuldade se encontra na ida dos doadores ao hemocentro de Caxias, pois lá sim eles precisam de maior número de doadores”, conta Aline.
Mas para aqueles doadores que se interessarem em realizar a transfusão em Caxias, o município colabora com transporte gratuito para essas pessoas, basta ir até a Unidade de Saúde Central e realizar o cadastro.
Outro fator importante além da doação, é o processo de conservação do sangue, ele ocorre através de uma geladeira de 2 a 6 graus, as hemácias duram de 30 a 35 dias, o plasma e o clio precipitado são concentrados em um congelador e possuem validade de um ano. Já as plaquetas tem ate três dias de validade.
Mas para auxiliar na saúde de algumas pessoas ou até mesmo salvar vidas é necessário cumprir alguns requisitos, como alimentação, hidratação, ter no mínimo 50kg, tatuagens e piercings impedem por um ano, medicações e procedimentos cirúrgicos serão analisados em uma triagem e contrair hepatite após os 11 anos, a pessoa fica inapto.
A data 25 de novembro foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco, sendo então oficialmente o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.
Fonte: Central de jornalismo da rádio Difusora.
Hospital Tacchini completa 100 anos de história em Bento Gonçalves
MPRS promove encontro para debater saúde mental na escola com entidades parceiras em Caxias do Sul
Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil