Elas representam aquilo que de melhor a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves tem a oferecer à comunidade: dedicação incondicional para ajudar o próximo. Engajadas no desafio diário de levar mais bem-estar e qualidade de vida a quem sofre com uma das doenças mais agressivas da atualidade, cerca de 40 voluntárias que atuam na entidade estiveram reunidas para um dia de integração e atualização de conhecimentos na manhã de quarta-feira (22).
A programação reuniu as colaboradoras no Hotel Villa Michelon e iniciou com o agradecimento da presidente Maria Lucia Gava Severa à cada uma das colegas pelo altruísmo diariamente renovado. “Que alegria é, para a Liga de Combate ao Câncer, tê-las como voluntárias. Temos um grupo sobremaneira especial aqui reunido – pessoas de muito valor, que a cada dia nos ensinam com vigor e disposição como é possível fazer o bem. Tenho imenso orgulho de caminhar com vocês e, certamente, também a comunidade de encontrá-las na condução das atividades da entidade”, disse.
Depois de uma dinâmica de integração, elas assistiram à revisão de todas as nuances do trabalho assistencial oferecido pela Liga – fundamental para que elas tenham condições de prestar o auxílio mais indicado a quem procura amparo. Hoje, a entidade tem mais de 730 pacientes cadastrados, para os quais oferece medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento, apoio psicológico, nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas; banco de perucas, acessórios (bengalas, muletas, andadores, cadeiras de banho, cadeiras de rodas, colchões); suplementos alimentares e cestas básicas; doação de roupas e brinquedos, entre outros.
Outro suporte valioso é oferecido desde 2015 pela Casa de Acolhimento, ponto de apoio com infraestrutura necessária para atender pacientes e acompanhantes que estejam na cidade para tratamento.
Com 14 leitos distribuídos em três andares, possui ainda três banheiros, uma sala de jogos e leitura, rouparia, área de serviço, sala estar-jantar, escritório, recepção, copa, terraço e jardim. A casa atende pessoas de 22 municípios da região.
Calendário de eventos
Durante o encontro, as voluntárias também conheceram o cronograma de ações preparadas para 2017 – com projetos temáticos de prevenção, sensibilização e conscientização sobre os cuidados com a saúde – expressos pela campanha ‘Eu Cuido do que é Meu’, criada para mobilizar os cidadãos diante da necessidade de adotar hábitos mais saudáveis e buscar o diagnóstico precoce das enfermidades. Em 2016, as ações atingiram 180 mil pessoas – três vezes mais que o número registrado no ano anterior.
Outro destaque foi a apresentação da agenda de eventos que tem na comenda Eles na Cozinha seu ponto mais expressivo. O jantar está confirmado para o mês de agosto e promete ser ainda mais especial em 2017 – quando a Liga de Combate ao Câncer completa seus 40 anos de fundação. “Queremos compartilhar com a comunidade esse momento especial de celebração e, sobretudo, retribuir todo o carinho que Bento Gonçalves sempre demonstrou para com a entidade, certamente fruto do trabalho sério, comprometido e transparente que edificamos dia após dia. Essa acolhida é, sem dúvida, a motivação principal para que todas nós, voluntárias, estejamos sempre dispostas a fazer o melhor para quem procura os serviços da Liga. Será um ano muito rico em significados”, adianta a presidente Maria Lucia Gava Severa.
A ação teve o apoio do Hotel Villa Michelon, da empresa Santo Antônio e do restaurante Mamma Gema.
Fonte: Exata Comunicação
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS