Depois do lançamento estadual em Porto Alegre, foi apresentada na noite desta terça-feira, 3, no Hotel Villa Michelon em Bento Gonçalves, a programação regional do Dia do Vinho 2016. A 7ª edição acontece por duas semanas, de 20 de maio a 5 de junho.
Uma estrutura foi montada junto a Casa do Filó, com o anfitrião Moysés Michelon, com o protocolo de abertura de uma programação já consolidada. Participaram o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, o vice-prefeito de Garibaldi, Antônio Fachinelli, de Monte Belo, Lírio Turri, além de Secretários Municipais de Turismo dos municípios envolvidos, Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), SEHG (Sindicato Empresarial da Hotelaria e Gastronomia da Região Uva e Vinho), Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste) e representantes do setor.
Foi ainda aberto o espumante Lidio Carraro Faces Rosé Olimpíadas Rio 2016, celebrado pelas autoridades com um dos produtos, que além do vinho, estará na competição como bebida oficial licenciada. Vinhos do Vale dos Vinhedos foram servidos em um coquetel para os presentes. A Essência di Fiori, empresa que estará se instalando na localidade, também esteve apresentando parte de seu portfólio. As soberanas da Festa In Vêneto, de Cotiporã, na abertura do protocolo oficializaram o convite para os presentes participarem da edição deste ano, que acontece na próxima semana.
A edição deste ano conta com 250 estabelecimentos de hotelaria, gastronomia e vitivinicultura, que vão oferecer 270 programações especiais durante as duas semanas de celebração do Dia do Vinho 2016.
A iniciativa envolve dez municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a Campanha e São Roque, no interior paulista, além da feira em Porto Alegre.
Entre as novidades, a edição deste ano traz dois espetáculos de orquestra, com direito a circo, teatro e danças folclóricas, abertos ao público, acompanhados de degustação e venda de vinhos e espumantes, por meio das associações locais – na abertura, em Garibaldi, dia 20 de maio, com a Orquestra Jovem do município, e no encerramento, em Flores da Cunha, dia 5 de junho, com a Orquestra de Sopro de Veranópolis. E Vila Flores, que torna-se a 10ª opção de município participando pela primeira vez.
Os destaques da programação incluem o lançamento da Indicação Geográfica para os rótulos elaborados em Monte Belo do Sul (dia 3 de junho), a segunda edição do projeto Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves durante a ExpoBento, entre 3 e 5 de junho, reunindo alguns dos mais renomados chefs de cozinha do Brasil e os expoentes da gastronomia local, e também o Jantar da Estrada do Sabor, dia 3 de junho, em Garibaldi, a Wine Run no Vale dos Vinhedos, dia 21 de maio, um passeio de bicicleta pelos altos e baixos da Serra, em Veranópolis, dia 29 de maio, e uma caminhada de 16 quilômetros, dia 5 de junho, em Farroupilha – que termina com almoço em um vinícola. Além das romarias de Caravaggio e Corpus Christi, que este ano ocorrem simultaneamente, em Farroupilha e Flores da Cunha, dia 26 de maio, estão na vasta programação.
Destaque ainda para as 85 vinícolas participantes do Dia do Vinho que estarão oferecendo descontos que chegam a 30% nas mais diversas linhas de vinhos e espumantes.
O período é marcado tradicionalmente por incrementos na venda de vinhos (até 15%) e na ocupação hoteleira (de 15 a 20%). Para se ter uma ideia, somente no ano passado, a Feira de Vinhos de Porto Alegre, realizada no Gasômetro, resultou em 40 mil visitantes e na comercialização de 28 mil garrafas de vinhos.
A programação completa está no site oficial diadovinho.com.br e também pode ser conferida via Facebook (facebook.com/diadovinho) e Instagram (instagram.com/diadovinho2016).
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).
A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Enotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais e patrocínio máster de Verallia.
Clique para ampliar as fotos:
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Coro Juvenil do Moinho/UCS e cantora moçambicana Lenna Bahule apresentam “Moinho Nômade” em Bento Gonçalves
HOMEM É AGREDIDO E BANDIDOS ROUBAM A MOTOCICLETA E O CELULAR NA BR 470, EM BENTO GONÇALVES
Anúncio Fake: GAECO/MPRS participa de nova fase da operação contra golpe dos falsos anúncios de aluguel em SC