A sucessão rural sempre esteve na pauta das reuniões da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho, mas desde o dia 22 de agosto o assunto se intensificou através do Encontro da Juventude Rural, que deu início a uma série de reuniões com jovens sobre o futuro da agricultura familiar.
Cerca de 25 jovens, entre sócios de Cooperativas e Sindicatos, reuniram-se no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, a fim de organizar os encontros com a juventude rural, que acontecerão entre 25 de setembro e 06 de outubro, em 6 municípios da Serra, e também refletir sobre cenário atual e o futuro da agricultura, através da mediação de Luis Carlos Xavier Volcan. Além disso, os eventos servirão para propor pautas para a Jornada Vitícola de 2018.
Para Alessandro De Cesaro, 21 anos, produtor orgânico de Farroupilha, os encontros servem para mostrar o quanto é importante a união entre os agricultores. “A sistemática utilizada conseguiu abrir nossos olhos sobre como o agricultor está situado nesse contexto”, completa.
Os eventos são organizados por meio da Fecovinho juntamente com a Comissão Interestadual da Uva – CIU e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS. As ações com a juventude rural ocorrem desde 2013, através do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural – ATER, com o intuito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo, produtor de alimentos.
O fechamento dos encontros ocorrerá dia 09 de Outubro, em Farroupilha, com a presença do Joel Castañy, referência em Cooperativismo na França.
Fonte: Fecovinho
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro