Desenhos em técnica mista, retratando o olhar humano em seu cotidiano conjugado com trabalhos realizados na dramaturgia cênica sob o tema ‘Um olhar sobre a realidade’. Este é o conceito da exposição ‘João Irênio – Mostra sua Cara – Brasil’, que dá vida à praça em frente à gastronomia de 6 a 12 de junho. O artista plástico, cenógrafo e diretor de arte realiza sua primeira mostra na feira. A exposição é composta por cerca de 40 obras, que podem ser fruídas pelos visitantes.
O artista
Paulista, viveu por seis anos em Berlim, na Alemanha, e hoje reside no Rio de Janeiro. Passou a atuar na direção de arte, cenografia e artes plásticas em 1986, quando aprendeu com seu pai Irênio Maia o ofício do teatro, da TV, do cinema, de exposições, entre outros. Sua trajetória lhe conduziu para a TV Globo em 1994, onde atuou como cenógrafo titular em obras como a Minissérie ‘Hoje é Dia de Maria’, que lhe rendeu o prêmio da Triga de Ouro em Praga PQ11. Também cenografou as minisséries ‘A Pedra do Reino’, ‘Afinal, O que querem as Mulheres’ e ‘Subúrbia’.
Também comanda os programas do Jô Soares e Altas Horas do Serginho Groisman nos estúdios da TV Globo em São Paulo, além de realizar shows na Concha Acústica em Salvador, no Teatro Municipal de Porto Alegre, Ibirapuera (SP), Inhotim (MG) e Piscinão de Ramos (RJ). Em novelas, atuou em ‘Esperança’, ‘O Clone’, ‘Jóia Rara’, sendo premiado com a novela ‘Cordel Encantado’.
Como diretor de Arte e cenógrafo tem trabalhos nas artes plásticas seguindo uma temática relacionada ao “sentir” do ser humano e seu cotidiano com acervo de mais de 300 obras entre nanquim sobre papel, técnicas mistas, acrílico sobre tela, esculturas em ferro e mídia digital.
Foto: Jeferson Soldi
Fonte: Conceitocom Brasil
Coro Juvenil do Moinho/UCS e cantora moçambicana Lenna Bahule apresentam “Moinho Nômade” em Bento Gonçalves
Lei Paulo Gustavo: Edital de Premiação para Trajetórias Culturais tem inscrições prorrogadas
Passeio ciclístico reúne cerca de 500 participantes em Porto Alegre