Foi aberta nesta terça-feira, 3, a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorre no Campus de Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), contando com a participação de cerca de 40 pessoas.
O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), órgão vinculado à Secretaria de Habitação e Assistência Social (SEMHAS). O tema abordado foi “Segurança Alimentar: pela vida saudável e contra a fome e a miséria”, tendo como objetivo principal a discussão da ampliação e o fortalecimento dos compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar.
O presidente do Comsea, Eduardo Vesselai e o secretário de Habitação e Assistência Social, Eduardo Virissimo, deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre a importância do debate do tema.
Os objetivos da conferência são: identificar os avanços e obstáculos para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável; avaliar os desafios atuais para a Política e o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em âmbito local; estimular discussões e posicionamentos para o enfrentamento da insegurança alimentar e da pobreza, estímulo à produção de alimentos saudáveis e a promoção da educação alimentar neste município; incentivar o comprometimento da Sociedade Civil e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na proposição e construção de políticas públicas que atendam às necessidades locais; e eleger os delegados representantes do governo e da sociedade civil para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A conselheira do Comsea Elisandra Trombini fez uma explanação sobre o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional e apresentou o panorama de implementação de políticas sobre o assunto no município.
Na ocasião, foram definidos três eixos temáticos para orientar as reflexões, discussões e propostas: Acesso, abastecimento e produção de alimentos; Qualidade dos alimentos; e Educação alimentar e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
Também estiveram presentes, o secretário adjunto de Habitação e Assistência Social, Wagner Dalla Valle, a diretora do IFRS -Campus Bento, Soeni Bellé e a presidente do Abraçaí, Eliane Casagrande.
Fonte: Prefeitura de Bento
RS terá primeira rampa de escape na ERS-129; lei de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que prevê a instalação dessas estruturas, foi aprovada em 2024
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa