Os containeres que serão utilizados na nova modalidade de coleta de resíduos no município, a partir da utilização de caminhões automatizados, estão expostos nesta terça-feira, 28, na Via Del Vino, em frente à Prefeitura. A instalação dos equipamentos inicia nesta quinta-feira, 30, e a operação do sistema é prevista para o dia 1º de maio.
Inicialmente, os novos containeres serão instalados na área central e na rota gastronômica (ruas Herny Hugo Dreher e Avenida Planalto), devido ao volume de resíduos produzidos nos locais e ao tráfego de veículos.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a empresa RN Freitas, que é responsável pela coleta na cidade. A ação integra o planejamento de ações contra o Coronavírus (Covid-19).
Para realizar a coleta automatizada, a RN Freitas adquiriu três caminhões, sendo um responsável pela movimentação dos containeres (munck), um compactador carga lateral automatizado e um lavador automatizado. Também foram adquiridos 140 containeres (70 pares de resíduos orgânicos e recicláveis) específicos para o funcionamento do sistema.
O caminhão responsável pela coleta não exige o trabalho de garis, pois a operação é realizada pelo próprio motorista. O veículo possui uma máquina acoplada que recolhe o material para o compactador e devolve o container para o local.
São containeres totalmente vedados, com maior capacidade, que terão uma espécie de pedal, para que a pessoa deposite o lixo sem ter contato com o coletor. Além disso, os moradores poderão depositar os resíduos 24 horas por dia. Os caminhões, por sua vez, possuem sensor de movimento e temperatura, e nove câmeras acopladas.
Outro ponto positivo do novo sistema é a higienização. Os containeres serão desinfetados toda semana no lavador automatizado. O horário de recolhimento, que antes ocorria às 18h nos pontos, passará para as 19h.
A empresa salienta que o quadro de funcionários será mantido, não havendo prejuízos para os atuais contratados.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Laura Kirchhof
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS