As obras de recuperação da ERS-448, entre os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha, na Serra Gaúcha, devem iniciar ainda em outubro. Para restaurar as condições de trafegabilidade no km 39 da rodovia, serão investidos aproximadamente R$ 1,8 milhão. A pista cedeu após os temporais que atingiram a região em junho.
As obras serão executadas pela empresa Rota Terraplenagem e Pavimentação Ltda., escolhida na manhã desta sexta-feira (2/10) por meio de pregão eletrônico que contou com seis propostas. Ela também fará os serviços necessários para estabilizar a encosta e evitar a queda de novos blocos de rocha na pista. O Departamento Autônomo de Estadas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), fiscalizará a obra.
“Decretamos emergencialidade no segmento e contamos com recursos anunciados pelo governador Eduardo Leite para agilizar a execução dos serviços”, reforça o secretário Juvir Costella. “Nossa intenção é liberarmos o trecho o mais rápido possível, com segurança aos usuários e soluções que evitem novos incidentes.”
A duração do contrato é de seis meses, mas a expectativa é de que o tráfego seja liberado até o fim do ano. Segundo o Daer, foi solicitada à empresa projetista uma solução segura e de rápida execução. “A obra será composta basicamente pela escavação na encosta acima da rodovia, para aumentar a seção, e pela recomposição do aterro da pista que desmoronou. Depois, o projeto prevê ainda a proteção da encosta com estrutura de contenção”, destaca o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
Texto: Liana Ramos Carvalho/Ascom Daer
Edição: Secom
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS