Inicia oficialmente a 13ª FIMMA Brasil, que busca superar negócios para a cadeia moveleira

Iniciou nesta terça-feira, 28, e acontece até sexta, 31, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, a 13ª edição da FIMMA Brasil – Feira Internacional de Máquinas,Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira. A solenidade que abriu o evento ocorreu no hall de entrada do Parque, com a presença do governador José Ivo Sartori, sendo recepcionado pelo presidente da feira, Rogério Francio, presidente da entidade promotora, a Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do RS), Volnei Benini, pelo presidente da Apex-Brasil, Embaixador Roberto Jaguaribe, pelo presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Daniel Lutz, pelo prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, entre outras lideranças.

“É um evento que deixa a cadeia moveleira mundial em atenção bem acentuada, porque é considerado o 5º maior do gênero no mundo. Então é um orgulho muito grande proporcionar isto para fortalecer a cadeia moveleira do país”, afirmou Rogério Francio, presidente desta edição.

Para o governador, é importante que exista a realização de eventos deste tipo, que atualizem o setor, gerando mais oportunidades e desenvolvimento para a cadeia produtiva.

IMG_9206“Este é o Rio Grande que dá certo. Pelas pessoas dinâmicas e pelos empreendedores que a gente acredita que podemos fazer uma caminhada econômica com mais dinamismo e com superação de dificuldades”, destacou Sartori.

Realizada a cada dois anos, pela Movergs, com 550 expositores, envolvendo marcas de 30 Países, fora o Brasil, a projeção é manter o número de visitantes da edição 2015, 33 mil, ou até aumentar, assim como os negócios. Na última feira foram cerca de U$$ 298 milhões.

“A gente precisa fomentar, com isto, a importância da tecnologia para indústria e matéria prima para o setor”, disse Volnei Benini, presidente da entidade.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, disse que a Fimma se destaca também pela dedicação dos expositores. “É impossível falar desta feira sem citar a força de quem trabalha com o setor. Com esta dedicação, tenho a certeza de que muitos negócios serão feitos, auxiliando a comunidade de Bento a crescer ainda mais”, afirmou.

Durante os dias do evento também foram desenvolvidos iniciativas como o Prêmio Inovação, Projeto Comprador, FIMMA Marceneiro, Workshop de Móveis e Projeto Imagem. Os programas também são atrações confirmadas para a edição de 2017.

Mercado no RS
Atualmente, o Rio Grande do Sul possui cerca de 2.750 empresas moveleiras, o equivalente a 13,3% das empresas nacionais, respondendo a 18,4% do total de móveis fabricados no país e por 31,1% das exportações. Em 2015, as empresas moveleiras gaúchas produziram, aproximadamente, 85,3 milhões de peças, faturaram R$ 6,73 bilhões e ainda exportaram U$ 138 milhões, gerando mais de 35 mil empregos.

Em relação a Bento Gonçalves, o setor regional é o mais expressivo e importante do estado, além de ser um dos mais fortes de todo o Brasil, representando 8% da produção nacional de móveis, 40% da produção estadual e 56% da produção municipal.

 

Presidente: Rogério Frâncio, Móveis Carraro
Diretor Administrativo Financeiro: Dorvalino Lovera, Móveis Carraro
Diretor Comercial: Vinicius Geremia, GebbWork
Diretora de Comunicação: Sílvia Spiller, Móveis Três S
Diretor de Serviços: Ricardo Luiz Miorelli, CBP Sul
Diretor Industrial: Artur Bertolini, Móveis Evviber

Mais informações

Serviço
O que: FIMMA Brasil 2017
Quando: 28 a 31 de março de 2017
Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves / RS

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido