O índice de reprovação para confecção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), tipo B (carros) em Bento Gonçalves, no ano de 2016, foi de 67,3%. Isto representa que mais pessoas não conseguiram tirar a Habilitação comparando com o ano de 2015, quando o índice ficou em 63%. A média do Rio Grande do Sul de 2014 a 2016, de aprovação, é de 75%, contudo, só no ano passado até agosto as reprovações para categoria tipo B chegavam a 69%.
A instrutora de trânsito, que ministra aulas teóricas no CFC Puma, em Bento, Angélica Pano, opinou sobre o tema em entrevista para Rádio Difusora.
Para a baixa aprovação, Pano entende que “um dos fatores que temos visto acontecer é o nervosismo, o candidato fica preparado para a prova, fazendo simulados com o seu instrutor e passa sem pontuação negativa. No momento que é acompanhado pelo examinador, fica com o nervosismo muito em alta, tendo a reprovação”, afirmou.
Outro ponto observado é a geografia do município. “Uma das situações é a questão dos aclives. Temos cidades aqui perto com índices de aprovação elevado, com retas, onde os alunos não se vem nesta situação”, acrescentou.
Em três anos, de 2014 a 2016, o índice de aprovação caiu 3% (de 35,19% para 32,74%) na confecção da CNH tipo B. Os números foram divulgados pelo Detran e enviados para a Difusora.
Nas provas teóricas impressas o índice de aprovação em 2016 ficou em apenas 43%. Porém, trata-se de uma porcentagem maior que nos últimos dois anos, já que em 2014 ficou em 22% e 2015 em 14%.
Nas teóricas eletrônicas o índice de aprovação é maior, atingindo 86%.
Para a confecção da CNH é necessário participar de 45 horas aula teóricas, além das práticas, até a realização de exames práticos e teóricos.
Confira os números da Serra Gaúcha:
Veja em Bento, Caxias do Sul, Farroupilha e Garibaldi:
A reportagem buscou a assessoria de imprensa do Detran para a realização de uma entrevista com o órgão sobre os números, o que não foi possível até o fechamento desta reportagem.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Detran
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS