Em ato realizado no final da tarde desta sexta-feira, 20, foi inaugurada oficialmente a Central de Pacificação Restaurativa Comunitária em Bento Gonçalves. A estrutura está no mesmo prédio do Ceci (Centro de Convivência Infantil), no bairro Universitário, na Rua Paolo Fenocchio, e visa a prevenção e atendimento para mediações de conflitos.
A Lei Municipal nº 5.997 de 5 de novembro de 2015, institui o Programa de Pacificação Restaurativa no município e foi aprovada pela Câmara de Vereadores. Já existe um trabalho junto ao Ministério Público, desde 2014, e a criação desta Central visa a expansão.
De acordo com Cláudia Refatti Benato, coordenadora da Central, o local servirá de “prevenção, atendimento de alunos de escolas, com oficinas de corte e costura e com muito diálogo”, disse.
O promotor de justiça da Infância e da Juventude, Élcio Resmini Meneses, destacou que “é mais do que o espaço físico, é uma questão de vermos o quanto é importante para a sociedade trabalhar com a administração da resolução de conflitos”, apontou.
A Central de Pacificação Restaurativa da Infância e da Juventude e Cidadania visa o atendimento de casos encaminhados pelo Ministério Público, enquanto este novo espaço, a Central Comunitária atenderá casos que chegarem pela rede de assistência social.
A inauguração contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin, Secretários Municipais, do vereador Márcio Pilotti representando o Legislativo, e equipe da Central.
Clique para ampliar as fotos:
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS