Encerra nesta quarta, 18 de maio, o período para solicitar isenção na taxa de inscrição do processo seletivo para ingresso de alunos nos cursos superiores e técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). As vagas são oferecidas em 11 campi, localizados em 10 municípios do Estado: Alvorada, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Feliz, Osório, Porto Alegre (Centro e Restinga), Rio Grande, Rolante e Viamão. São 443 vagas em cursos técnicos subsequente ao Ensino Médio e 198 vagas em cursos superiores para as provas próprias; mais 446 com ingresso mediante a nota do Enem para os cursos técnicos; e 200 com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos superiores. No total, então, são 889 vagas para cursos técnicos e 398 para superiores.
A isenção de taxa de inscrição é um benefício concedido pelo IFRS às pessoas que comprovarem carência socioeconômica, mediante o atendimento aos critérios estabelecidos por lei e conforme as orientações previstas no edital Concessão de Isenção de Taxa de Inscrição, disponível no Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br, na aba Editais).
Inscrições
As inscrições para as provas do Processo Seletivo ocorrem até 2 de junho, pelo Portal de Ingresso. Os campi ofertantes disponibilizam computadores com acesso à internet para os interessados. A taxa custa R$ 35,00 para cursos técnicos e R$ 50,00 para superiores e deverá ser paga até 3 de junho.
As provas ocorrerão no dia 26 de junho. O candidato que necessitar de condições especiais para realização deverá formalizar seu pedido no período de 9 de maio a 2 de junho.
Os Editais e Manuais do Candidato 2016/2 estão disponíveis aos interessados no Portal de Ingresso e há um exemplar impresso para consulta nos campi participantes do processo.
Enem
Além do processo seletivo próprio, outra forma de ingresso nos cursos técnicos subsequentes do IFRS pode ser utilizando a nota do Enem a partir de 2009. Para isso, é preciso realizar a inscrição pelo Portal de Ingresso (ingresso.ifrs.edu.br), optando por uma das alternativas: ingresso mediante “prova e nota do Enem”; apenas por “nota do Enem”; ou “somente prova”. No caso de optar pela nota do Enem, o candidato deve indicar o ano que deseja o aproveitamento, que pode ser entre 2009 e 2015. No caso de optar por prova e nota do Enem, o candidato faz a prova e tem ainda a possibilidade de concorrer pela nota do Enem do ano escolhido.
Sisu
Para os cursos superiores, além do processo seletivo próprio do IFRS, a outra possibilidade de ingresso é concorrer a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aguardando as inscrições e as orientações, que são definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Modalidades dos cursos oferecidos
Técnico de nível médio:
Subsequentes ao Ensino Médio – voltados para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, que cursarão apenas o técnico no IFRS.
Superiores:
Bacharelado – formação teórica e prática mais ampla e suporte científico.
Tecnológicos – cursos cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho, com carga horária menor em relação a bacharelados e licenciaturas.
Licenciaturas – indicados para quem quer atuar em ambientes educacionais.
Vagas:
Campus Bento Gonçalves (Av. Osvaldo Aranha, 540 – Bairro Juventude da Enologia – Bento Gonçalves) Técnico em Administração – noite, 15 vagas + 15 vagas pelo Enem. Licenciatura em Pedagogia – noite, 20 vagas + 20 vagas pelo SiSU.
FONTE e FOTO: IFRS
Especialista em câncer de mama defende rastreamento precoce da doença
Instituto de Saneamento Ambiental da UCS celebra 25 anos
Enem: cartilha de redação é divulgada; confira