O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), representado pelo reitor Júlio Xandro Heck, esteve presente nos dias 16 e 17 em reuniões realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O órgão apresentou, em um primeiro encontro, diretamente aos reitores dos Institutos e Universidades Federais, as linhas gerais do programa Future-se. No dia 17, a proposta foi apresentada publicamente pelo MEC.
No entendimento do IFRS, a proposta carece de detalhamentos e traz questões complexas que podem interferir nas estruturas institucionais. Assim, serão necessários uma análise detalhada e um amplo debate, mantendo a tradição democrática e de participação da comunidade nas discussões dos rumos da instituição.
A Reitoria do IFRS manifesta a sua preocupação com o projeto Future-se, que indica um caminho contrário à garantia constitucional de educação como direito de todos e dever do Estado. É compromisso inegociável do IFRS a defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, que jamais deixará de ser a missão e bandeira desta instituição. O Instituto é favorável a mudanças que ampliem, democratizem o acesso e permitam a expansão do orçamento destinado à educação pública. Entretanto, não é aceitável que essas mudanças impliquem em perda da autonomia institucional ou que desvirtuem os Institutos Federais dos princípios estabelecidos na sua lei de criação.
Fonte: IFRS
Apeme anuncia nova edição do Feirão de Empregos no mês de novembro em Garibaldi
Receita Estadual convoca contribuintes do Simples Nacional para regularizarem divergências
Receita Estadual autua dois caminhões com cerca de R$ 8 milhões em cigarros transportados sem documentação fiscal