O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para cursos gratuitos na modalidade de Educação a Distância (EaD). As cargas horárias variam de 2h a 150h.
Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br. As inscrições para os cursos vão até 15 de dezembro de 2017.
Conheça os cursos:
Introdução a Polímeros (20h): apresenta noções de química orgânica e polímeros. É direcionado para quem está tendo um primeiro contato na área de polímeros/plásticos ou tem curiosidade sobre o assunto. A escolaridade mínima exigida é o terceiro ano incompleto do ensino médio.
Tecnologias de informação e comunicação (TICs) em espaços escolares (20h): o curso propõe um estudo e uma discussão de características, potencialidades e desafios das TICs para os educadores. É direcionado a estudantes de licenciaturas e profissionais que atuam na área da educação.
Introdução à leitura e interpretação de projetos arquitetônicos (30h): voltado a profissionais da área de construção civil, capacitará para a leitura e interpretação de projetos arquitetônicos no canteiro de obras e no escritório e proporcionará conhecimentos básicos de desenho técnico arquitetônico para profissionais que pretendem investir na carreira de desenhistas projetistas. É necessário ter conhecimento básico em informática.
Português como língua adicional – parte 1 (30h): aulas direcionadas para refugiados, imigrantes e brasileiros que desejam aprimorar seus conhecimentos. Abordará identificação e caracterização pessoal, localização no tempo e no espaço, meios de transportes, alimentação e compras.
Português como língua adicional – parte 2 (30h): aulas direcionadas para refugiados, imigrantes e brasileiros que desejam aprimorar seus conhecimentos. Tratará dos temas: família, moradia, corpo humano, esporte, hábitos, clima, vestuário, tempo livre e atividades de lazer.
Conhecendo o IFRS (2h): detalha a atuação e oportunidades do mundo IFRS.
Lógica de Programação – parte 1 (20h): o curso apresenta os primeiros passos na criação de softwares e sistemas, ensinando conceitos para a programação de computadores através da prática, utilizando a ferramenta Portugol Studio. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento básico em informática e habilidade no raciocínio lógico.
Lógica de Programação – parte 2 (20h): as aulas ensinam operadores lógicos e relacionais e a utilizar o desvio condicional na programação de computadores através da prática, utilizando a ferramenta Portugol Studio. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento em variáveis, entrada e saída, operadores aritméticos, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas.
Lógica de Programação – parte 3 (20h): os estudantes aprendem os conceitos de vetores, matrizes, funções e parâmetros e também como começar a construir sistemas. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento em desvios e laços de repetição, preferencialmente ter realizado o curso Lógica de Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos.
HTML – parte 1 (20h): o curso ensina a criar páginas web, partindo de conceitos iniciais. As aulas abordam como funciona a internet para o desenvolvimento de sites e os estudantes criam as primeiras páginas, aprendendo a formatar, inserir links, listas, imagens, arquivos de áudio e vídeo. Também são ensinados comandos avançados e dicas especiais de compatibilidade e acessibilidade. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet.
HTML – parte 2 (20h): este curso traz os conceitos básicos para elaboração de tabelas e formulários em HTML. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”.
CSS (30h): o curso ensina comando simples que podem aprimorar páginas web. Abrange desde os conceitos iniciais até a utilização de templates prontos e responsividade. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”.
JavaScript (30h): ensina a adicionar interatividade nas páginas HTML, com a criação de pequenos programas, validação de formulários, uso de bibliotecas. Público: estudantes do ensino médio e superior. Requisitos: conhecimento de HTML básico e Lógica de Programação, recomenda-se ter realizado o curso de “HTML: Introdução ao desenvolvimento de páginas web”, “Lógica de Programação: Começando a desenvolver seus primeiros programas”, “Lógica de Programação: deixando os seus programas espertos” e “Lógica de Programação: múltiplos valores e módulos”.
Professor para Educação a Distância (150h): oferece conhecimento sobre EaD, planejamento de aula, criação de material didático, moodle para quem quer lecionar cursos ou disciplinas a distância. Público: professores. Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, ensino superior incompleto.
Criação de Videoaulas (40h): O curso Criação de Videoaulas apresenta conceitos, exemplos e atividades práticas para capacitar o professor na criação, edição e disponibilização de videoaulas Público: professores Requisitos: conhecimento básico em informática e internet, possuir câmera digital (celular, fotográfica ou webcam), possuir software para edição de vídeo (do próprio celular / computador, Windows Movie Maker ou Filmora).
O IFRS
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.
Possui 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. A Reitoria é sediada em Bento Gonçalves.
Atualmente, o IFRS conta com cerca de 16 mil alunos, em 200 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação (especializações e mestrados), cursos de extensão e outras modalidades vinculadas a programas do governo federal.
O IFRS foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, que instituiu 38 Institutos Federais no Brasil. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Saiba mais no endereço eletrônico www.ifrs.edu.br.
Fonte: IFRS
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA