A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe inicia nesta segunda, 10, somente para idosos e profissionais da saúde. Em Bento Gonçalves, serão disponibilizados 30 mil doses, gratuitamente, e a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.
A partir do dia 17, a vacinação é aberta para crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), doentes crônicos com apresentação de prescrição médica ou cópia de uma receita atualizada deste ano, e a população indígena. Além disso, a campanha tem como novidade a inclusão de professores das redes pública e privada no grupo prioritário, que serão imunizados mediante apresentação de contracheque ou crachá, que comprovem a profissão.
A mobilização tem o objetivo conter o avanço da doença no inverno, quando as baixas temperaturas ampliam a circulação dos vírus causadores de doenças respiratórias. Após a vacinação, o organismo leva de 10 a 15 dias para gerar os anticorpos contra a enfermidade. As vacinas protegerão de três subtipos do vírus da gripe: Influenza A, causador da gripe H1N1, influenza B e H3N2, vírus sazonal.
As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS), exceto nos bairros Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e 15 da Graciema.
As unidades de saúde estarão abertas para a vacinação no dia 13 de maio, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Neste dia, a unidade móvel de saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, para todos os grupos prioritários, menos crianças, que devem procurar as UBS, salvo as unidades de Faria Lemos e de Tuiuty.
Fonte: Site da Prefeitura de Bento
Quase 100 mil eleitores irão à urnas nos municípios da 8ª Zona Eleitoral
Vale dos Vinhedos participa da ProWine fortalecendo coletividade da região
Especialista em câncer de mama defende rastreamento precoce da doença