O Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), através do diretor técnico Leocir Bottega, apresentou números da safra 2015/2016 durante a XVII Jornada da Viticultura Gaúcha e VI Seminário Catarinense da Uva, Vinho e Suco, realizado em Videira-SC, com a cobertura da Rádio Difusora 890. O Rio Grande do Sul teve 57% de quebra, enquanto Santa Catarina 68%.
No Estado gaúcho, foram processados 301,7 milhões de quilos da fruta, sendo que 271,5 milhões são de variedades americanas e híbridas e 30,2 milhões, de uvas viníferas.
“O nosso levantamento as estatísticas são feitas conforme declarações das empresas ao Ministério da Agricultura em SC, enquanto no Rio Grande do Sul o cadastro vinícola é utilizado”, comentou Bottega.
Da vinícola Panceri, de Tangará-SC, o enólogo Marcel Giovani Salante, comentou que as principais causas foram “as geadas violentas em setembro do ano passado. Uma geada jamais vista”, disse.
Seguro Rural, as novas tecnologias, a safra da uva, entre outros pontos, estiveram na pauta do evento. Seis ônibus deixaram a Serra Gaúcha para participação do evento.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do Brasil. O estado responde por cerca de 90% de toda a produção nacional, conforme os números do Ibravin. Em terras gaúchas, existem em torno de 15 mil propriedades vitícolas que abrangem área total de 40 mil hectares. A maior parte delas está localizada na Serra, no nordeste do estado, e na região da Campanha, na metade sul do território gaúcho.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Quase 100 mil eleitores irão à urnas nos municípios da 8ª Zona Eleitoral
Vale dos Vinhedos participa da ProWine fortalecendo coletividade da região
Especialista em câncer de mama defende rastreamento precoce da doença