Em outubro, o Hospital Tacchini ultrapassou a marca de 1 milhão de refeições servidas ao longo de 2024. A contagem abrange cafés da manhã, almoços, lanches da tarde e jantares destinados a funcionários, pacientes e acompanhantes.
O setor de Nutrição Hospitalar do Tacchini funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. A equipe responsável enfrenta o desafio diário de atender às necessidades alimentares específicas de cada paciente, garantindo que restrições de dieta e orientações médicas sejam seguidas à risca, sem comprometer a qualidade e o sabor das refeições.
Por trás dos números, está o trabalho de cozinheiras, auxiliares de nutrição, nutricionistas e da chef Miriam Silva de Almeida, que comanda uma equipe de mais de 30 profissionais na cozinha do Tacchini. De acordo com Danusia Puntel Capoani, coordenadora de Nutrição do hospital, a atenção aos detalhes é fundamental para que o momento da alimentação se torne parte do processo de recuperação e bem-estar dos pacientes.
“A refeição deve ser percebida pelo paciente como um momento positivo. Então, sabor e apresentação são fundamentais e fazem toda a diferença na aceitação da dieta, independentemente do cardápio prescrito. Esse é o grande desafio para o qual a equipe de nutrição e de gastronomia devem estar integradas. Há toda uma organização do serviço, onde as nutricionistas avaliam o paciente e ajustam a dieta, sempre com o objetivo de respeitar os hábitos alimentares. A produção executa e as auxiliares de nutrição entregam”, descreve.
Para garantir a qualidade e aprimorar constantemente o serviço, o hospital incentiva que dúvidas, sugestões de melhoria e elogios sejam encaminhados às equipes de nutrição durante as rotinas de visitação dos leitos, fortalecendo a comunicação e o cuidado integral com o paciente.
Fonte e foto: Tacchini Sistema de Saúde
Brechó e Bazar de Natal da Liga de Combate ao Câncer seguem até sexta-feira
Obra do Complexo Viário Zona Sul, em Bento, é entregue para a comunidade
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões