Nesta terça-feira, 6, o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, recebeu um lote com dois dos cerca de 20 medicamentos que fazem parte do “kit intubação”. Os remédios foram adquiridos pelo governo federal e distribuídos pelo governo estadual, com o auxílio do 3º Batalhão de Suprimento do Exército. Ao todo, chegaram ao hospital 3.719 ampolas de Brometo de Rocurônio (5ml), 200 ampolas de atracúrio (2,5ml) e 4.075 ampolas de atracúrio (5ml).
Os itens estavam em falta no estoque da instituição há duas semanas em função do grave problema de abastecimento enfrentando em todo o país, devido ao aumento de internação de pacientes críticos de Covid-19. Tanto o Atracúrio quanto o Brometo de Rocurônio são bloqueadores neuromusculares, que atuam como relaxantes musculares para pacientes já intubados.
De acordo com a coordenadora corporativa de farmácia do Tacchini, Suhélen Caon, a chegada dos medicamentos é suficiente para abastecer os estoques de bloqueadores neuromusculares por cerca de 12 dias. Contudo, ela faz a ressalva: “esse número pode variar bastante de acordo com a quantidade e o peso dos pacientes críticos internados na instituição”.
A chegada de Atracúrio e Brometo de Rocurônio foi essencial para que o hospital tenha condições de manter em atividade parte das cirurgias oncológicas. Na última semana, todos os procedimentos chegaram a ser cancelados em função do baixo estoque de alguns medicamentos, mas foram retomados a partir da confirmação da chegada dos bloqueadores neuromusculares por parte do governo estadual.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Tacchini
Foto: Hospital Tacchini / Divulgação
Hospital São Carlos conquista selo de compra de energia limpa
Governo lança campanha mercadológica para afirmar Rio Grande do Sul como destino de inverno
Mais de 15 mil presos trabalham no sistema prisional do RS