Fundado em 1924, o Hospital Tacchini surgiu da necessidade de uma estrutura que pudesse abrigar equipamentos e remédios que dessem ao Dr. Bartholomeu Tacchini, as condições de trabalho para prestar um atendimento de qualidade à população de Bento Gonçalves. A partir do pedido do médico italiano, a comunidade organizou a criação de um Conselho de Administração, que foi responsável não apenas por buscar recursos que permitiram a construção do primeiro prédio do complexo hospitalar, concluído em 1927, como também por administrá-lo.
O próprio Dr. Tacchini foi o responsável por viajar à Itália e realizar a compra dos primeiros equipamentos e materiais para o hospital. Em pouco tempo, a qualidade do atendimento fez com que a instituição expandisse suas fronteiras além de Bento Gonçalves, recebendo pacientes de toda a serra gaúcha.
Foi justamente a condição de referência regional que fez com que, em 100 anos de história, o Hospital Tacchini passasse por incontáveis ampliações, modernizações e a incorporação de novos serviços. Além disso, a partir de 1980, novas unidades passaram a ser criadas para atender a demanda da comunidade. A primeira delas foi o Plano de Saúde Tacchimed, que hoje conta com 62 mil vidas sob seu cuidado.
Em 2004, o então Hospital Beneficente São Roque, de Carlos Barbosa, passou a ser gerido pelo Tacchini Saúde. Em 20 anos de administração, a instituição que hoje é conhecida como Tacchini Carlos Barbosa reformulou completamente a estrutura de uma série de serviços essenciais à comunidade, como Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico, salas de recuperação, Centro Obstétrico, Clínica de Especialidades e Clínica da Mulher.
Em 2014, a instituição criou o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, braço de pesquisa da instituição. O espaço vem se destacando pela participação em diversos estudos multicêntricos nacionais e internacionais, na busca pelas melhores terapias em áreas como cardiologia, oncologia, fisioterapia, pediatria e medicina intensiva.
Mais do que a estrutura física, o hospital conseguiu reunir à sua volta pessoas dedicadas a cuidar da saúde do próximo. Atualmente, o complexo possui cerca de 2.200 colaboradores ativos. Entre eles, estão os mais de 260 médicos de 53 especialidades diferentes, que formam o Corpo Clínico do Tacchini.
Hoje, o Hospital Tacchini Bento Gonçalves é referência estadual para o SUS em leitos de tratamento intensivo adulto, pediátrico e neonatal, recebendo pacientes de qualquer município do Rio Grande do Sul.
A instituição também é referência regional em atendimentos públicos para 22 municípios em gestação de alto risco e em tratamento oncológico. Ao mesmo tempo, é referência em nefrologia e saúde mental para oito municípios e em gestação de risco habitual para cinco municípios da região.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Hospital Tacchini – Alexandre Brusamarelo
Tacchini e prefeitura de Carlos Barbosa firmam parceria para reforçar segurança comunitária
Noite de Gala dos Vinhos & Espumantes ocorre nessa sexta-feira, dia 4
Instituto de Saneamento Ambiental da UCS celebra 25 anos