Uma reivindicação antiga da comunidade dos Campos de Cima da Serra se tornou realidade. Na manhã desta sexta-feira (27), foi inaugurada a nova ala SUS do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, em Vacaria. O ambiente de 985 metros quadrados foi totalmente revitalizado, passando a contar com banheiro e calefação em todos os 52 leitos.
O investimento do governo, atendendo a demanda da Consulta Popular, ao longo dos anos, foi de R$ 1,2 milhão. O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo, representou o governador José Ivo Sartori na cerimônia de inauguração.
Búrigo destacou a necessidade do poder público atuar onde mais se precisa. “Fico feliz por dividir essa conquista com a comunidade dos Campos de Cima da Serra. Mesmo diante de um reconhecido cenário de crise financeira, temos que priorizar nossas forças e investimentos em áreas essenciais como a Saúde. Essa é a real função do Estado, é nisso que o gestor público tem que se debruçar e buscar soluções”, declarou.
O Hospital Nossa Senhora da Oliveira é uma entidade filantrópica e têm caráter regional. Foi fundado há mais de 80 anos e é administrado pelas irmãs de São José. Ao todo, acolhe mais de 110 mil pessoas por ano, e são feitos 35 mil atendimentos de emergência, cerca de 3 mil cirurgias e 1.380 partos.
Qualificar a ala SUS significa tornar o espaço uma referência. “É uma das melhores hotelarias SUS do estado. As obras vão ajudar no atendimento do dia a dia. O resultado é um trabalho que envolve todo o corpo técnico, mas vai além disso. O hospital é da comunidade e esta nova ala é uma conquista de todos”, afirmou a Irmã Adelide Conci, responsável pela administração da instituição.
O novo espaço beneficia moradores dos municípios de Vacaria, Campestre da Serra, Esmeralda, Monte Alegre dos Campos, Muitos Capões, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Jaquirana e Pinhal da Serra.
Para 2018, estão previstos investimentos estaduais em torno de R$ 550 mil no hospital. A verba foi demandada também via Consulta Popular.
Fonte: Governo do Estado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves