O governo federal confirmou nesta quinta-feira (7), em reunião com dirigentes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o pagamento do adicional de 1% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse será feito nesta sexta-feira (8) e será feito em cumprimento à Emenda Constitucional 84/2014, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS).
Ainda não há confirmação dos valores que serão repassados, segundo a CNM, mas a estimativa é de que seja em torno de R$ 3,5 bilhões. A emenda da senadora Ana Amélia, que garante esse repasse aos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, foi aprovada há dois anos pelo Congresso. A parlamentar gaúcha celebrou a decisão.
— Nesse momento de grave crise financeira dos municípios, com a queda das receitas, a destinação desse recurso é importante para que os municípios possam honrar os seus compromissos ou investir um pouco mais em áreas como saúde, educação e infraestrutura — disse.
O vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, que participou da reunião com o ministro-chefe da Casa Civil para tratar do assunto, disse o governo não está fazendo nenhum favor, mas apenas cumprindo o compromisso assumido com os municípios.
Cerca de 70% dos municípios brasileiros têm no FPM a sua principal fonte de receita.
Fonte: Gabinete Senadora Ana Amélia
Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
Em 15 capitais, eleitores escolherão prefeitos em segundo turno
UTI Neonatal do Hospital Tacchini, em Bento, recebe doação da Associação Pró-Vida