Governador visita cidades atingidas pela enchente no Vale do Taquari

Na série de visitas a locais atingidos pela enchente nas últimas semanas, o governador Eduardo Leite percorreu neste sábado (18/5) quatro municípios do Vale do Taquari. Leite iniciou o roteiro por Encantado – onde, na prefeitura, reuniu-se com os gestores de cidades da região. O governador e os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, de Desenvolvimento Urbano, Rafael Mallmann, e de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ouviram as demandas dos prefeitos e abordaram o plano de reconstrução.

Em seguida, Leite conversou com pessoas alojadas no abrigo instalado no Parque João Batista Marchese. Em Arroio do Meio, o governador conferiu a situação da Escola Estadual Guararapes, atingida pela água, e verificou o estado das estradas vicinais e das pontes que ligam o município a Lajeado, danificadas pela enxurrada. Leite garantiu que o governo apoiará os projetos de reconstrução das estruturas.

“Fiz questão de ir aos abrigos e conversar com as pessoas para que possamos entender quais as principais necessidades. Estamos empenhados na recuperação das estradas e dos acessos vicinais e vamos enfrentar a burocracia para permitir que a reconstrução de escolas, comércios e lares possa ser rápida”, detalhou.

O governador fez a travessia de Arroio do Meio a Lajeado a pé, por meio de uma estrutura provisória instalada pelo Exército. De Lajeado, Leite foi a Cruzeiro do Sul, cidade que contabilizou dez mortos e oito pessoas desaparecidas até o momento. No local, bairros foram totalmente destruídos pela enchente. Leite encerrou os compromissos com uma coletiva de imprensa em Lajeado.

“Renovo o meu compromisso com moradores do Vale do Taquari, prefeitos, voluntários e todos envolvidos com a reconstrução. Não pouparemos esforços para recuperar o que foi perdido. As cenas impressionam e os danos são muitos: casas, escolas, estradas e até pontes foram levadas pela água. Vamos garantir que as pessoas tenham dignidade e possam retomar suas vidas”, afirmou o governador.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom

error: Conteúdo Protegido