Garibaldi: Tim-Tim ganha “cara nova”, mais conforto e beleza

O tradicional Tim-Tim, caminhão adaptado para o transporte turístico em Garibaldi, passou por uma reformulação estética. A cobertura foi retirada, dando espaço a uma nova estrutura em policarbonato transparente e acabamento em alumínio. Ainda neste ano, o piso foi trocado, os bancos pintados e trocados e um novo sistema de som instalado. O intuito é de qualificar a experiência de quem visita Garibaldi.

A melhoria proporciona aos visitantes mais conforto, pois protege da chuva e do frio, e garante mais visibilidade do casario centenário de Garibaldi – o passeio percorre a rota turística Passadas – a Arquitetura do Olhar e permite que turistas e moradores possam aproveitar ainda mais a beleza do centro histórico garibaldense.

Também em 2021, a Secretaria de Turismo e Cultura e a Associação dos Condutores de Turismo de Garibaldi (Condetur) ampliaram os horários fixos de Tim-Tim, sendo que, aos finais de semana, há passeios aos sábados, às 11h e às 15h, e aos domingos, às 11h.

O passeio tem saída junto ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Avenida Independência, localizado ao lado da Cooperativa Vinícola Garibaldi e é realizado sempre acompanhado de um guia da Condetur. O custo é de R$ 20 por pessoa. Nos demais dias da semana, pode ser agendado diretamente na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone da Condetur (54) 9 9600 6950.

 

A história do Tim-Tim

Há mais de duas décadas, o veterano da 2ª Guerra Mundial passeia pelas ruas de Garibaldi. A história do Tim-Tim – nome alusivo ao brinde de espumante, bebida que é um dos símbolos de Garibaldi – começa, ou recomeça, em 1990, quando foi adquirido pela Prefeitura junto ao exército brasileiro. O prefeito da época viu o caminhão parado em um quartel de Porto Alegre, e imaginou que poderia dar a ele uma nova utilidade.

Durante o período da guerra, entre 1939 e 1945, foram fabricadas mais de 500 mil unidades destes caminhões militares, que serviam para o transporte de tropas e de suprimentos para o front. Mais de 60 anos depois, poucos continuam trafegando, e dificilmente algum outro tenha mudado tão radicalmente de função.

Fonte e fotos: Prefeitura de Garibaldi

error: Conteúdo Protegido