A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã desta segunda-feira, 06/06, o primeiro caso com morte por Gripe A (H1N1) em Garibaldi, após o recebimento do laudo do exame realizado no Laboratório Central (Lacen).
Trata-se de uma mulher de 35 anos que estava internada na UTI do Hospital Pompéia de Caxias do Sul. Ela era moradora do bairro Guarany e não fazia parte do grupo de risco para o recebimento da vacina preconizada pelo Ministério da Saúde. Seu corpo foi sepultado neste domingo, 05/06, às 16h, no Cemitério Público Municipal de Garibaldi.
De acordo com a médica do setor de Epidemiologia do Posto de Saúde Central, Ângela Ozelame, em entrevista à Rádio Garibaldi, este é o primeiro caso com óbito, mas neste ano foram verificados outros dois casos de H1N1 em duas crianças, que receberam tratamento e estão bem.
Com este caso e em função do término da campanha de vacinação do Ministério da Saúde e a falta de vacinas em clínicas particulares, a médica orienta sobre a prevenção ao vírus. São medidas simples, segundo a médica, mas que as pessoas esquecem de praticá-las no dia a dia, como a lavagem das mãos com frequência, evitar a aglomeração de pessoas, ventilar as casas, locais públicos, ônibus e carros. Não colocar a mão na boca, nariz, nem mesmo olhos é mais uma medida de prevenção para evitar a disseminação deste vírus que é bastante agressivo. Uma alimentação bastante balanceada também é uma recomendação.
As informações são da Rádio Garibaldi.
Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado neste sábado
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde