A Secretaria Municipal de Saúde confirmou na manhã desta segunda-feira, 06/06, o primeiro caso com morte por Gripe A (H1N1) em Garibaldi, após o recebimento do laudo do exame realizado no Laboratório Central (Lacen).
Trata-se de uma mulher de 35 anos que estava internada na UTI do Hospital Pompéia de Caxias do Sul. Ela era moradora do bairro Guarany e não fazia parte do grupo de risco para o recebimento da vacina preconizada pelo Ministério da Saúde. Seu corpo foi sepultado neste domingo, 05/06, às 16h, no Cemitério Público Municipal de Garibaldi.
De acordo com a médica do setor de Epidemiologia do Posto de Saúde Central, Ângela Ozelame, em entrevista à Rádio Garibaldi, este é o primeiro caso com óbito, mas neste ano foram verificados outros dois casos de H1N1 em duas crianças, que receberam tratamento e estão bem.
Com este caso e em função do término da campanha de vacinação do Ministério da Saúde e a falta de vacinas em clínicas particulares, a médica orienta sobre a prevenção ao vírus. São medidas simples, segundo a médica, mas que as pessoas esquecem de praticá-las no dia a dia, como a lavagem das mãos com frequência, evitar a aglomeração de pessoas, ventilar as casas, locais públicos, ônibus e carros. Não colocar a mão na boca, nariz, nem mesmo olhos é mais uma medida de prevenção para evitar a disseminação deste vírus que é bastante agressivo. Uma alimentação bastante balanceada também é uma recomendação.
As informações são da Rádio Garibaldi.
5ª Jornada de Fisioterapia Hospitalar do Tacchini reúne mais de 100 profissionais
Passeio ciclístico reúne cerca de 500 participantes em Porto Alegre
5ª edição da Rústica Sesc/Caitá em Bento bate recorde de público