Uma solenidade bastante concorrida na tarde desta quinta, 16, deu a largada oficial para o Centro de Treinamentos dos Bombeiros da Serra (CTBom). O espaço tem como principal função o aprimoramento técnico-profissional dos bombeiros concursados, temporários e voluntários. A obra custou R$ 756.884,18, oriundos do Fundo Municipal de Reequipamento dos Bombeiros (FUMREBOM). Com 420 m², está em uma área de 4 mil metros, num terreno que pertence ao Estado. A construção e aquisição de aparelhos demorou cerca de um ano.
A estrutura de ensino conta com salas de aula, alojamento e banheiros, refeitório, vestiários e garagem, tendo capacidade para hospedar até 50 pessoas, em duas turmas de 25. O empreendimento ainda tem um canil, com capacidade para seis cães, que irão realizar busca e resgate em áreas rurais e urbanas.
O Centro tem uma torre de treinamento de salvamento em altura e um espaço para prática de combate ao fogo. Também, a casa de fumaça, para orientação sobre como agir em incêndios em locais fechados, além de túneis para treinamento de salvamento em espaços confinados.
O comandante-geral dos Bombeiros, tenente-coronel Adriano Krukoski, salienta que o Centro de Treinamentos era reivindicação antiga. “É um lugar de incentivo do aprimoramento da corporação e que também poderá ser usado pelas pessoas que valorizam o trabalho da corporação.”
O comandante do 5º Comando Regional dos Bombeiros (5º CRB), tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, lembra que o Centro de Treinamentos já é uma referência no Brasil. “Ele irá atender a todo o estado do Rio Grande do Sul e até de fora, inclusive promovendo o intercâmbio de profissionais”, explica Pereira.
O comandante do CRPO/Serra, coronel Antônio Osmar da Silva, comemora a participação de toda a comunidade na concretização do Centro de Treinamentos dos Bombeiros. “Um local de referência como este e construído com a ajuda de todos é algo a se comemorar.”
O coordenador-geral da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos, enaltece a concretização de um sonho dos integrantes da corporação. “Esse é um lugar de aprimoramento, mas também de valorização dos bombeiros”, resume Ramos. Ele lembra que o projeto de restruturação, que prevê a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar deve ser concluído ainda este ano. “Se tudo correr como o planejado, até 2 de julho, Dia do Bombeiro, já estaremos com a Legislação Estruturante encaminhada”, conclui.
O Centro de Treinamento dos Bombeiros está localizado na Rua José Manfredini, 405, bairro Salgado, em Bento Gonçalves.
6º Festival de Balonismo terá os shows da Acústicos e Valvulados e Cachorro Grande
Governo Federal autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições 2024
Tacchini saúde alerta sobre os perigos da mpox e orienta sobre prevenção