Uma solenidade bastante concorrida na tarde desta quinta, 16, deu a largada oficial para o Centro de Treinamentos dos Bombeiros da Serra (CTBom). O espaço tem como principal função o aprimoramento técnico-profissional dos bombeiros concursados, temporários e voluntários. A obra custou R$ 756.884,18, oriundos do Fundo Municipal de Reequipamento dos Bombeiros (FUMREBOM). Com 420 m², está em uma área de 4 mil metros, num terreno que pertence ao Estado. A construção e aquisição de aparelhos demorou cerca de um ano.
A estrutura de ensino conta com salas de aula, alojamento e banheiros, refeitório, vestiários e garagem, tendo capacidade para hospedar até 50 pessoas, em duas turmas de 25. O empreendimento ainda tem um canil, com capacidade para seis cães, que irão realizar busca e resgate em áreas rurais e urbanas.
O Centro tem uma torre de treinamento de salvamento em altura e um espaço para prática de combate ao fogo. Também, a casa de fumaça, para orientação sobre como agir em incêndios em locais fechados, além de túneis para treinamento de salvamento em espaços confinados.
O comandante-geral dos Bombeiros, tenente-coronel Adriano Krukoski, salienta que o Centro de Treinamentos era reivindicação antiga. “É um lugar de incentivo do aprimoramento da corporação e que também poderá ser usado pelas pessoas que valorizam o trabalho da corporação.”
O comandante do 5º Comando Regional dos Bombeiros (5º CRB), tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, lembra que o Centro de Treinamentos já é uma referência no Brasil. “Ele irá atender a todo o estado do Rio Grande do Sul e até de fora, inclusive promovendo o intercâmbio de profissionais”, explica Pereira.
O comandante do CRPO/Serra, coronel Antônio Osmar da Silva, comemora a participação de toda a comunidade na concretização do Centro de Treinamentos dos Bombeiros. “Um local de referência como este e construído com a ajuda de todos é algo a se comemorar.”
O coordenador-geral da Associação dos Bombeiros do Rio Grande do Sul (Abergs), Ubirajara Pereira Ramos, enaltece a concretização de um sonho dos integrantes da corporação. “Esse é um lugar de aprimoramento, mas também de valorização dos bombeiros”, resume Ramos. Ele lembra que o projeto de restruturação, que prevê a desvinculação do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar deve ser concluído ainda este ano. “Se tudo correr como o planejado, até 2 de julho, Dia do Bombeiro, já estaremos com a Legislação Estruturante encaminhada”, conclui.
O Centro de Treinamento dos Bombeiros está localizado na Rua José Manfredini, 405, bairro Salgado, em Bento Gonçalves.
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21
Belo Natal recebe o show “Tudo Passa” neste final de semana, em Monte Belo do Sul