O grupo segue cobrando dos órgãos e instituições envolvidas no processo, o cumprimento de acordos e resolução de pendências jurídicas, todas com o acompanhamento da Procuradoria Geral do Município e do Ministério Público.
Em sua mais recente reunião, a Frente contou com a participação por videoconferência, do Promotor, Eduardo dos Santos Lumertz. O promotor aceitou o convite para saber como estão os encaminhamentos, no entanto, deixou claro de que é vedado constitucionalmente manifestar-se a respeito do assunto no momento. Ele destacou que em seu papel cobrará da Corsan e da Prefeitura Municipal todos os pareceres que ficarem pendentes.
A Frente Parlamentar solicitará ao Poder Executivo por meio do Ipurb, os pareceres com notificações de qualquer natureza, a exemplo de fossas e filtros, descartes irregulares, construções não autorizadas. E pedirão para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, uma análise das águas do Lago Fasolo e levantamento do bioma, fauna e flora da área.
Sobre a elaboração do Projeto de Lei Complementar para transformar a área do Lago Fasolo, a qual já é uma Área de Proteção Permanente (APP), em Zona Especial de Interesse Social (Zeis 1), o presidente da Frente Parlamentar, vereador Agostinho Petroli (MDB) reitera como medida necessária para resolução de diversos problemas sociais e ambientais naquela região. “São vários aspectos a serem observados naquela área como a falta de regularização fundiária das ocupações adjacentes ao lago, bem como do crescente problema ambiental, gerado pela poluição e destinação irregular de esgotos. Nesse sentido, em paralelo à elaboração do Projeto na Casa Legislativa, nos reuniremos nos próximos dias com lideranças e profissionais, do COMPLAN – Conselho Municipal de Planejamento Urbano e IPURB, a fim de sensibiliza-los com a causa”, pontou Petroli.
A Frente Parlamentar em Defesa do Lago Fasolo é composta pelos vereadores Agostinho Petroli (MDB) – Presidente; José Antônio Gava, (PDT) – Relator; e Membros: Eduardo Pompermayer “Duda”( DEM); Thiago Fabris (PP) ; Edson Biasi, (PP) e Rafael Luiz Fantin “Dentinho” ( PSD).
Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Comunidade de São Pedro se prepara para a 6ª edição da Festa Flores de Pedra
Incêndios podem ter afetado mais de 11 milhões de pessoas no Brasil
MEIs podem emitir notas fiscais de forma simplificada com aplicativo Nota Fiscal Fácil