Nesta sexta-feira, 14, Bento Gonçalves sedia o 164º Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades, voltado aos gestores municipais das cidades que compõem a Encosta Superior do Nordeste. O encontro ocorre das 8h30 às 16h30, na Fundação Casa das Artes.
Promovido pela Faders – órgão gestor estadual da política pública do setor -, o Fórum é uma ferramenta para os municípios expressarem suas realidades e desafios; apresentarem suas ações em prol da acessibilidade e da inclusão; interagirem com o estado em busca de soluções; e pactuarem políticas públicas com as demais cidades da região onde estão inseridos.
O evento integrará em sua programação os painéis “Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão” e “Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município”, e contará com as oficinas temáticas: Paradesporto; Passe Livre- Capacitação Cras; Políticas Públicas para Altas Habilidades; Comitê Gestor Municipal; e Acessibilidade Arquitetônica.
Além de gestores municipais, também podem participar: instituições representativas; profissionais da educação, da saúde e da assistência social; pessoas com deficiência ou com altas habilidades, bem como seus familiares; e comunidade em geral.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: http://www.faders.rs.gov.br/servicos/10/3660
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Habitação e Assistência Social e Coordenadoria de Acessibilidade de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Caispede), da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Confira a programação:
8h às 8h30 – Credenciamento, café e apresentação artística
8h30 às 11h – Abertura Oficial e Diagnóstico Regional da Acessibilidade e Inclusão
11h às 12h – Políticas Públicas Inclusivas: Relação Estado e Município
12h às 13h30 – Intervalo
13h30 às 16h30 – Oficinas Temáticas
16h30 – Encerramento
RS terá primeira rampa de escape na ERS-129; lei de autoria do deputado Guilherme Pasin (PP), que prevê a instalação dessas estruturas, foi aprovada em 2024
Governo lança 48ª Expointer destacando o legado dos gaúchos para a construção do futuro do Rio Grande do Sul
Corte da Oktoberfest de Maratá visita Rádio Difusora e convida comunidade para a festa