Na tarde desta quinta-feira, dia 22, aconteceu a chegada do fogo simbólico da Pátria, alusivo às festividades da Semana da pátria, realizada em setembro. Em Bento Gonçalves, o evento é organizado pela Secretaria de Educação (SMED). A chama foi trazida por representantes da Liga da Defesa Nacional e entregue ao comandante do 6º Batalhão de Comunicações – Batalhão presidente Geisel, (6º BCOM), tenente-coronel Rodrigo da Silva, e pela secretária da Educação Adriane Zorzi.
O fogo simbólico fica no batalhão até o dia 1º de setembro, quando será levado para a Via Del Vino, as 9h, dando início oficialmente à comemorações da Independência do Brasil. A programações prossegue com as sessões cívicas que ocorrem em frente a Prefeitura com o Hasteamento, às 9h, e Arriamento, às 16h, os momentos cívicos contarão com a participação de escolas do município.
A culminância das ações e atividades ocorrem no dia 07 de setembro, às 9h, na Via Del Vino, obedecendo a seguinte ordem: Órgãos de Segurança: Brigadas; Escoteiros; Escolas Municipais Infantis, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares sem banda; Escolas Municipais, Estaduais e Particulares com banda; 8ª CIACOM e 6º BCOM.
Treze instituições de ensino confirmaram sua presença no Desfile Cívico. No término do evento, será realizada a entrega do fogo simbólico dos Festejos Farroupilhas para os representantes tradicionalistas de Bento Gonçalves.
Neste ano, a Semana da Pátria tem como tema nacional “Centenário da União dos Escoteiros no Brasil”, que conta com 90 mil associados, sendo a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Já o tema regional é os “40 anos do Batalhão de Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de paz da ONU”.
2 de novembro: Dia dos Finados
Natal Bento 2024: decoração começa a ser instalada na área central
Comitiva cearense realiza visita institucional à prefeitura de Bento