Na tarde desta quinta-feira, dia 22, aconteceu a chegada do fogo simbólico da Pátria, alusivo às festividades da Semana da pátria, realizada em setembro. Em Bento Gonçalves, o evento é organizado pela Secretaria de Educação (SMED). A chama foi trazida por representantes da Liga da Defesa Nacional e entregue ao comandante do 6º Batalhão de Comunicações – Batalhão presidente Geisel, (6º BCOM), tenente-coronel Rodrigo da Silva, e pela secretária da Educação Adriane Zorzi.
O fogo simbólico fica no batalhão até o dia 1º de setembro, quando será levado para a Via Del Vino, as 9h, dando início oficialmente à comemorações da Independência do Brasil. A programações prossegue com as sessões cívicas que ocorrem em frente a Prefeitura com o Hasteamento, às 9h, e Arriamento, às 16h, os momentos cívicos contarão com a participação de escolas do município.
A culminância das ações e atividades ocorrem no dia 07 de setembro, às 9h, na Via Del Vino, obedecendo a seguinte ordem: Órgãos de Segurança: Brigadas; Escoteiros; Escolas Municipais Infantis, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares sem banda; Escolas Municipais, Estaduais e Particulares com banda; 8ª CIACOM e 6º BCOM.
Treze instituições de ensino confirmaram sua presença no Desfile Cívico. No término do evento, será realizada a entrega do fogo simbólico dos Festejos Farroupilhas para os representantes tradicionalistas de Bento Gonçalves.
Neste ano, a Semana da Pátria tem como tema nacional “Centenário da União dos Escoteiros no Brasil”, que conta com 90 mil associados, sendo a única organização brasileira reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Já o tema regional é os “40 anos do Batalhão de Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de paz da ONU”.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves