Ocorreu na Fundação Casa das Artes, a apresentação do Fluxo de Atendimento às vitimas de Violência Sexual. O encontro contou com a presença do prefeito Guilherme Pasin. Promovido pela Secretaria de Saúde, com o objetivo de divulgar aos coordenadores de serviços de saúde, assistência social, educação, Justiça, Ministério Público, Varas da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar e entidades não-governamentais, o fluxo que visa organizar a rede de cuidado para a atenção integral e contínua às vítimas de violência sexual.
O médico legista do Instituto Médico Legal (IML), Rogério Chultz, explanou sobre o trabalho na realização de perícia nos casos de violência sexual, enfatizando a importância do registro de Boletim de Ocorrência, reforçado posteriormente pela delegada Deise Brancher da Delegacia Especializada da Mulher, para que sejam coletados os materiais e vestígios que farão parte da investigação para a identificação e punição dos agressores.
Na seqüência, o enfermeiro coordenador da UPA, Antenor Stringhini e a delegada Deise Brancher fizeram a apresentação do Fluxo, o qual visa oferecer cuidado médico, psicológico e social às pessoas em situação de violência sexual. O fluxo parte do acolhimento da demanda de violência, passa pelo acionamento da Delegacia da Mulher, atendimento de saúde, notificação, profilaxia para as infecções sexualmente transmissíveis, e encaminhamento aos serviços de acompanhamento psicológico e social das vítimas e suas famílias.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Érica Fiorin, “a violência, como um dos graves problemas de saúde, exige um trabalho em rede, de forma articulada, baseado na cooperação entre as organizações. Espera-se agora a disseminação aos profissionais de todas as áreas que atendem em especial mulheres, crianças, e adolescentes para a identificação da violência sexual e seu adequado acolhimento e encaminhamento”, salienta.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento
Foto: Marina Teles
Agricultores de Bento recebem alevinos
Vencimento do licenciamento será em 31 de julho para todos os veículos
Comitiva de Bento visita Minas Gerais para buscar ações de prevenção a desastres climáticos