A Fundação Casa das Artes, até o dia 08 de dezembro, está sediando o Festival de Cinema Italiano promovido pela Embaixada da Itália. O evento traz uma seleção de filmes inéditos produzidos entre 2023/2024 e a retrospectiva “O Humor do Cinema Italiano”. Desde novembro, está circuitando por diversas cidades gaúchas, e em Bento Gonçalves está em exibição desde domingo.
O Cinema Italiano é um dos maiores monumentos da sétima arte e das Artes em geral, tendo gerado diretores que criaram uma linguagem estética sem precedentes como Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Roberto Rosselini e Pier Paolo Pasolini, entre tantos outros, como Ettore Scola, Luchino Visconti. Ainda, criou o movimento do Neorealismo que nasceu dentro dos horrores da II Guerra Mundial na Itália, mostrando a realidade dos efeitos e consequências na população italiana, dentro das esferas sociais, psicológicas e políticas.
Parte deste legado, está presente nos temas e assuntos da produção contemporânea demonstrando a sua preocupação com a imigração como em “Eu, capitão”, de Matteo Garrone, cineasta ligado às questões sociais como retratado em seu longa “Gomorra” (2008), que retrata a máfia na periferia italiana, e também ao gênero de conto de fadas, como na sua adaptação do clássico universal Pinóquio. Já “Pare Parecchio Parigi” é uma comédia, com toques humanísticos, sobre o desejo de um pai à beira da morte que tem um último desejo: conhecer Paris. Assim, os filhos precisam deixar as diferenças de lado para atender esse chamado.
Em “Un mondo à parte” a educação é o tema central em uma pequena cidade durante o rigoroso inverno italiano. Da nova leva de clássicos da comédia, só podia ser Roberto Benigni com “O pequeno diabo”. Durante um exorcismo, o padre Maurice conhece uma diabinha chamada Giuditta, que se recusa a retornar ao inferno e decide descobrir o mundo.
Programação – Entrada gratuita
04 de dezembro – 14h – O pequeno diabo (1989), de Roberto Benigni
05 de dezembro – 19h30 – Eu, capitão (2023), de Matteo Garrone
07 de dezembro – 19h – Pare Parecchio Parigi (2024), de Leonardo Pieraccioni
08 de dezembro – 17h – Un mondo à parte (2024), de Riccardo Milani
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite
IGP-RS lidera ranking nacional de análise balística de armas e projéteis