Nos dois dias do evento, público festejou a 34ª edição com gastronomia e música típicas
Ao celebrar a cultura da imigração típica italiana, o Festival Colonial de Garibaldi retornou com grande público aos Pavilhões da Fenachamp. Cerca de três mil pessoas passaram pela 34ª edição do evento que ocorreu no sábado, 21, e no domingo, 22. Farta gastronomia e atrações culturais garantiram a alegria do público.
O aniversário de 51 anos da Associação de Veteranos (AVG) foi celebrado no sábado, durante a abertura do evento. O presidente da Associação e um dos homenageados, Alvino Debiasi, lembra que a AVG surgiu para manter a união entre avós, filhos e netos e que a comunidade garibaldense sempre encarou o trabalho voluntário dos Veteranos com muito carinho. “Foi uma alegria celebrar o aniversário da Associação no dia em que voltamos a realizar o Festival, depois de dois anos de pandemia. Esta edição foi uma das melhores que presenciamos, o público estava feliz e confiante na credibilidade que a Associação construiu ao longo dos anos. Sem dúvida, mais um evento de sucesso para Garibaldi,” analisa.
A secretária de Turismo e Cultura, Melina Casagrande, lembra que o evento mantém o legado italiano e parabeniza os Veteranos pelos 51 anos de Associação e amizade. “O Festival é um grande evento e o cardápio elaborado pelos Veteranos é esperado por todos. A Associação é uma das mais tradicionais de Garibaldi e proporciona à comunidade, junto com a Prefeitura, este grande encontro da música, da gastronomia e do vinho”.
Além do farto cardápio do Festival, esta edição teve a presença das vinícolas Vaccaro, Santa Bárbara e Cave Darci Locatelli e o artesanato típico local, como a dressa (trança em palha de trigo), foi comercializado ao lado de produtos coloniais, com o apoio da Emater. A programação artística teve a participação do Grupo Sexta-Feira Alegre e da Banda Cavatappi, que alegrou o público com um repertório clássico e folclórico.
O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e da Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG). O evento conta com o das secretarias de Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Mobilidade Urbana e da Emater/RS – Ascar.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Câmara aprova projeto que dificulta progressão de regime para condenados por crime hediondo
“Zucco pelo Rio Grande” cumpre agenda na Serra com entrega de emendas, encontro com empresários e grande ato em Caxias do Sul
Jovens supermercadistas do país debatem oportunidades para o setor no RS